quinta-feira, 22 de julho de 2010

Futebol- Lisboa recebe final do Campeonato Nacional de Futebol de Rua 2010

CAIS promove desporto pela inclusão
A Associação CAIS organiza, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a final do Campeonato Nacional de Futebol de Rua, que se realiza de 30 de Julho a 1 de Agosto, no Centro de Congressos de Lisboa.
A CAIS apresentou, esta manhã, em conferência de imprensa no Centro de Congressos, o projecto Futebol de Rua 2010, numa sessão que contou com as presenças do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, do Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, do jogador Abel Xavier, embaixador oficial do Futebol de Rua 2010, e de Henrique Pinto, director-executivo da CAIS, entre outros.
Laurentino Dias afirmou que “o Futebol de Rua é um excelente veículo para mobilizar esforços e elevar princípios sociais, e a CAIS tem conseguido, de um forma brilhante, chegar junto dos mais pobres e desfavorecidos através do desporto”.
A final conta com a presença de 11 equipas, vencedoras das etapas regionais e distritais do torneio, em representação das regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Coimbra, Faro, Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre e Porto, a que se junta a Equipa CAIS.
A abertura oficial do Futebol de Rua 2010 acontece dia 30 de Julho, às 11h30, sendo precedida por um desfile de todas as equipas participantes. O jogo que vai apurar a equipa vencedora realiza-se dia 1 de Agosto, às 16h30.
Da final nacional saíra a equipa que representará Portugal no Homeless World Cup 2010, uma competição mundial que reúne as selecções nacionais de todos os países participantes, e que se realiza de 19 a 26 de Setembro, no Rio de Janeiro. Na última edição, que decorreu em Milão, Portugal ficou em segundo lugar, sendo o actual vice-campeão mundial.
O Futebol de Rua 2010 conta com o patrocínio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, do Instituto de Desporto de Portugal, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, do Instituto da Segurança Social, Centro de Congressos de Lisboa, e da Luso, bem como com o apoio da APAF, Projecto Abrigo, Citroën, Soundstation, Turismo de Lisboa, Hero, Carris, Lidergraf, JF Marvila, Totto Mondo, Seminário Nossa Senhora de Fátima, AFF Sports, Mikasa, Staples, e Cruz Vermelha Portuguesa.
Lista das equipas participantes
• Distrito de Aveiro: Flourinhas do Vouga / Bairro de Santiago (Aveiro)
• Distrito de Beja: Projecto Inclusão pela Arte – Bairro da Boa Esperança / CM Beja (Beja)
• Distrito de Bragança: Projecto Pontes de Inclusão – Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar (Bragança)
• Distrito de Coimbra: Obra do Frei Gil (Praia da Mira)
• Distrito de Faro: Fundação Irene Rolo – Projecto Alcatruz (Tavira)
• Distrito de Lisboa: Centro Comunitário e Paroquial de Famões (Famões)
• Distrito de Santarém: Academia World Jeunesse Torrejana (Torres Novas)
• Distrito de Setúbal: Santa Casa da Misericórdia (Seixal)
• Distrito de Portalegre: Internato de Santo António / CM Portalegre (Portalegre)
• Distrito do Porto: Projecto Animar para Capacitar / CM Gondomar (Gondomar)
• Equipa CAIS: Centro CAIS Lisboa
Sobre o Futebol de Rua
Promovido desde 2004 pela Associação CAIS, o Futebol de Rua é uma competição de futebol inclusivo, que promove a prática desportiva como estratégia inovadora de intervenção social, no combate à pobreza e exclusão, e é já uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo.
O Futebol de Rua pretende ser um instrumento de capacitação junto de uma população que usualmente se encontra à margem das redes de sociabilidade, da participação social e também do desporto.