domingo, 31 de outubro de 2010

Vale de Lobos falta a último jogo



A equipa de futsal feminino do Clube Desportivo e Recreativo “Os Lobinhos” (CDR) faltou à última partida relativa à fase de grupos da Taça Barnabé, no passado dia 30 de Outubro, na sequência das sanções aplicadas pela organização da prova.

Segundo esta, foram detectadas «falsas declarações inseridas na ficha de inscrição ou nos documentos que as suportam». Contudo, o CDR enaltece que inscreveu todas as atletas da sua equipa consoante as condições aptas e exigidas pela organização da prova, e dentro do prazo oficialmente previsto. O clube lamenta ainda ter sido informado da decisão sancionatória já com a prova a decorrer, ao invés de o ter feito antes da competição se iniciar.

Como tal, no passado dia 22 de Outubro, o CDR emitiu um comunicado no qual constava que, se tais sanções não fossem retiradas, a equipa não compareceria no encontro do passado dia 30 de Outubro, frente ao Sabugo, o que se veio a verificar. Assim, registou-se uma vitória do Sabugo por falta de comparência, pautando-se, tal como consta no regulamento oficial da competição, pela vitória por cinco bolas a zero e pela irradiação imediata da equipa de Vale de Lobos da Taça Barnabé.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ERRATA


O Sintra Desportivo errou. No artigo sobre a Taça Barnabé, que decorre em Almargem do Bispo até ao próximo dia 13 de Novembro, referimos a ambição dos jogadores do Aruil (II escalão) em renovar o título mas não publicámos nenhuma imagem da equipa.
Pedimos sinceras desculpas pelo lapso e todo o incomodo que possa ter causado junto dos nossos leitores, amigos e toda a equipa e participantes da Taça Barnabé.

Publicamos agora a fotografia da equipa de Juniores do Aruil cuja pontuação os tem isolados na liderança da classificação na sexta jornada.

O Sintra Desportivo deseja boa sorte a todas as equipas.


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Co-Drive: Paulo Neto conduz patrocinadores

Piloto de rali convidou representantes de alguns patrocinadores para o acompanharem ao volante do Citröen C2 R2 MAX num troço de 3km em Vale Figueira, Negrais, no passado dia 23.

Esta acção promovida pela empresa Paulo Neto e contou com a presença de cerca de 25 convidados provenientes dos vários patrocinadores que o apoiam. Este foi o primeiro Co-Drive realizado pelo piloto português. Nos cerca de três quilómetros do percurso Paulo Neto atingiu uma velocidade média de 80km/h, de modo a proporcionar aos convidados a experiência de estar a acompanhar a missão de conduzir um carro de ralis. Os convidados estavam muito satisfeitos com a experiência.

(Veja o artigo na integra na edição 55)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Natação em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra promoveu para as escolas do concelho o programa de desenvolvimento da natação.Com o início em Outubro, este programa abrange todas as escolas do concelho que se inscreveram previamente. O objectivo é contribuir para o desenvolvimento sócio-afectivo das crianças e jovens e estimular a aquisição de hábitos saudáveis. Já beneficiam desta iniciativa cerca de 380 alunos do segundo e terceiro Ciclos e Ensino Secundário. |IM

sábado, 16 de outubro de 2010

Jet-ski World Finals: Beatriz Curtinhal conquista título


A piloto de Sintra, de apenas 16 anos, conquistou o primeiro lugar na classe Novice Ski Women. Esta prova estava integrada no Jet-ski World Finals, a mais importante a nível mundial da modalidade.

A competição que decorreu no Lago Havasu City, Arizona, nos EUA, no passado dia 8 de Outubro e contou com a presença de mais de 400 pilotos provenientes de 30 países, entre as quais estavam mais duas jovens promessas do jet-ski português. Henrique Rosa Gomes alcançou o sexto lugar na classe Amateur Ski Junior. A par desta classe, o piloto madeirense disputou também a Novice Ski Lites 13-15, na qual conseguiu o oitavo lugar. Após esta vitória, Beatriz Curtinhal participou também na classe rainha da competição, a Ski Pro Ladies, que decorreu nos dias 9 e 10 de Outubro. Esta classe requeria maiores exigências físicas e mentais devido à presença de atletas muito mais experientes, e as condições climatéricas não facilititavam, o vento forte que se registava causou uma ondulação muito forte que dificultou a tarefa das pilotos. Na primeira manga da prova, a piloto portuguesa terminou no oitavo lugar, mas na segunda, devido a um problema mecânico, foi forçada a abandonar, terminando na décima posição da geral. No rescaldo da competição, a participação portuguesa pauta-se pelo sucesso, evidente no feito inédito de Beatriz Curtinhal ao vencer a classe do Novice Ski Women. |DP

(Veja o artigo completo na edição 55)

Horseball


Um desporto disputado entre duas equipas de quatro elementos cada, onde os cavaleiros apanham uma bola envolta em pegas do solo, trocando-a entre si com o objectivo último de introduzi-la na baliza adversária.

De pouca repercussão no nosso país, esta modalidade disputa-se num campo rectangular, de dimensões 65x25 metros, sendo necessários conhecimentos e prática de equitação, bem como das regras de segurança fundamentais para a prática da modalidade.

O horseball encontra a sua génese já em meados do século dezoito, derivado de outras modalidades antigas, como o "pato" argentino, mas foi apenas nos anos 30 do século passado que obteve a sua denominação e reconhecimento oficial, devido à sua prática em locais cobertos e de mais fácil acesso. Em Portugal, o horseball começou a ser praticado em meados dos anos 50 no Colégio Militar, em Lisboa, tendo começado a ser desenvolvido no final da década de 70.

O primeiro campeonato nacional surgiu apenas em 1993, seguido pela criação dos escalões de formação, em 1994, e, apesar da pouca expressão no nosso país, culminou na realização do campeonato europeu em Beja, no ano de 2002, e na conquista do Mundial de Horseball-Pato em 2006, frente à Argentina.


* Leia mais na edição impressa do SintraDesportivo.

Futsal - Taça Barnabé 2010






Desde 17 de Setembro que tem vindo a ser disputada a Taça Barnabé 2010, competição que tem vindo a ser muito disputada entre as várias equipas participantes, e onde o Aruil demonstra a ambição de conquistar o título pela terceira vez consecutiva.

Com equipas inscritas desde os iniciados até aos seniores, passando igualmente pelo escalão feminino, a competição tem sido marcada pelo constante fair-play e bom futsal praticado. A equipa feminina de Aruil registou nova vitória, desta feita por 5-2 frente ao Sabugo, reforçando a sua liderança na fase de grupos do torneio.

No futsal masculino, a equipa do escalão junior do Aruil venceu por 6-0 o Rancho D. Maria, assumindo claramente a intenção de revalidar a conquista do torneio, tal como nas duas edições anteriores da prova.

A edição deste ano do torneio prolongar-se-á até Novembro, e será acompanhada pelo nosso jornal.


* Leia mais na edição impressa do SintraDesportivo.

Belas Rugby Clube - novo campo pronto até final de Outubro



A academia de rugby de Belas, que nos últimos dois anos tem treinado as suas camadas jovens (jovens entre os 8 e os 14 anos) na Escola Secundária Miguel Torga, em Massamá, irá inaugurar brevemente o seu novo campo.


"O rugby é um jogo bruto jogado por cavalheiros, enquanto que o futebol é o contrário". É esta a definição simplista usualmente adoptada pelas pessoas ligadas ao rugby, e Pedro Vital não é excepção. O treinador e coordenador técnico da Academia Belas Rugby realça a grande procura que o desporto tem sido alvo, principalmente desde 2007, e, como tal, têm sido desenvolvidas campanhas de sensibilização e demonstração nas escolas.


O interesse por parte dos jovens é crescente, sendo contudo contraposto por alguma reticência por parte dos pais. Para tal, a academia aposta em aulas experimentais para dar a conhecer os métodos e hábitos da modalidade. Os treinos para os escalões mais jovens realizam-se duas vezes por semana, das 19h às 20h, ainda na Escola Secundária Miguel Torga.


Apesar de actualmente não existirem equipas femininas, serão retomadas em breve os treinos para uma nova equipa, que durante algum tempo existiu.



* Leia mais na edição impressa do SintraDesportivo.

Fernando Seara quer mudar o futebol português


O actual presidente da câmara de Sintra reuniu-se com diversos clubes da AFL - Associação de Futebol de Lisboa num jantar em Lisboa, para discutir o actual panorama do futebol português, numa altura em que têm existido rumores de uma eventual candidatura sua ao cargo de presidente da FPF.

Embora não garantindo a sua candidatura, Fernando Seara denotou uma grande vontade de reformular a estrutura do futebol português que, a seu ver, em muito passará pelo fomento dos pequenos clubes e do futebol de formação. Esta mudança terá como principal objectivo a "reformulação dos modelos competitivos e ter nas associações a expressão da vontade dos clubes".

O jantar contou inclusivamente com Luís Filipe Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica, e de Luís Duque, vereador da câmara de Sintra e antigo dirigente do Sporting Clube de Portugal. Ambos expressaram o seu apoio a uma eventual candidatura do autarca sintrense, considerando ser fundamental a vontade demonstrada pelo próprio em reformular o futebol português.

Outros clubes, como o Belenenses e o Estoril, estiveram igualmente presentes no jantar através dos seus respectivos representantes.


* Leia mais na edição impressa do SintraDesportivo.


Edição n.º 54

A todos os leitores, seguidores e amigos pedimos desculpa pela ausência de actualizações. A partir de agora vamos manter o nosso blogue sempre actualizado para que saiba tudo sobre o melhor do desporto no concelho de Sintra.

Até já.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Karate-Do Shokotan: Claúdio Conde conquista medalha de Bronze

O atleta participou no campeonato mundial de Karate FSKA, que decorreu na Polónia em Setembro, e alcançou o segundo lugar na categoria de -85kg, enquanto no Open do escalão sénior terminou na terceira posição. Deste modo a sua prestação no campeonato saldou-se por uma medalha de prata e outra de bronze.

O atleta deslocou-se ao campeonato em representação da selecção de Karate de Portugal Shokotan (KPS), na qual se encontra federado. Em paralelo à vertente de competição integra diversos dojos dedicados à leccionação desta arte marcial, na qual dispõe de apetências e formação pedagógica para exercer esta prática. Actualmente distribuiu o seu ensino em vários pontos no concelho de Sintra, entre os quais o Colégio Moranguito, na Várzea de Sintra, ou no Centro de Estudos e Artes em Mem Martins. Apesar de já se dedicar ao ensino da modalidade, este atleta de 30 anos não prescinde do acompanhamento do mestre Kiyoshi José Chagas, com o qual treina ainda intensivamente, no âmbito de continuar a evolução na arte marcial onde a sua dedicação já o notabilizou, tanto da dimensão nacional como na internacional. |DP