terça-feira, 25 de janeiro de 2011

XXII Edição do Grande Prémio “Fim da Europa”

Decorreu no dia 25 de Janeiro, na Casa da Juventude da Tapada das Mercês a sessão de apresentação do XXII Edição do Grande Prémio “Fim da Europa” e do troféu “Sintra a Correr”.

O Grande Prémio (GP) “Fim da Europa” é organizado pela Câmara Municipal de Sintra há 19 anos consecutivos. A prova irá ter lugar no dia 30 de Janeiro e terá como ponto de partida a Volta do Duche, passagem pelo Largo do Palácio, Rampa da Pena, Zona florestal da Peninha, Azóia e a chegada será no Cabo da Roca. Segundo o responsável pelo troféu “Sintra a Correr”, o GP “Fim da Europa” tem tido uma evolução do número de participantes nesta «que é a prova mais bonita». São cerca de 17 quilómetros que ligam a Vila de Sintra ao Cabo da Roca, dois lugares marcados pela beleza da natureza ligados por estradas sinuosas. Esta corrida «é um encontro entre pessoas, uma partilha de experiências, que proporciona acima de tudo convívio e hábitos de vida saudável», revelou. Este grande prémio é composto por duas provas, uma prova principal com 17 quilómetros com carácter competitivo e outra com cinco quilómetros designada de Mini “Fim da Europa” com carácter participativo. O grande prémio “Fim da Europa” é uma das tradicionais provas de atletismo popular, sendo uma das mais participadas no nosso país, a par da Meia Maratona de Lisboa e a Corrida do Tejo. No final das provas, são atribuídas medalhas a todos os atletas que concluam o trajecto e atribuídos prémios aos três primeiros classificados. No ano passado esta prova atingiu o recorde de 2500 atletas inscritos, tendo ganho o primeiro prémio José Maduro, seguido de José Gaspar e por último Bruno Fraga. No feminino as distinções foram para Lucinda Moreira, Ana Dias e Beatriz Cunha.

O troféu “Sintra a Correr” é um evento promovido pela autarquia em parceria com as Juntas de Freguesia e os clubes desportivos do concelho. A prova visa igualmente promover hábitos de vida saudável, melhorar a condição física da população e contribuir para o desenvolvimento desportivo do concelho. A primeira etapa realizar-se-á no dia 20 de Fevereiro e conta com a organização da Associação Atlética Pego Longo. Até Setembro irão realizar-se 12 provas e estão previstas mais de três mil participantes entre profissionais e amadores.