segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Luís Mota para já no Montelongo com EVO IV

Um dos pilotos com mais ralis realizados em Portugal irá ter em 2012 uma nova época bem preenchida. Luís Mota e Alexandre Ramos, pilotos da Competisport delinearam o seu projeto desportivo novamente para três campeonatos no decorrer da presente época desportiva. 

Luís Mota
Assim sendo o piloto do Cartaxo irá marcar presença no Campeonato Open de Ralis, Campeonato Regional Ralis Norte e Campeonato Regional Ralis Sul. Contudo, a continuidade na totalidade dos Regionais irá depender dos resultados iniciais. Como nos refere Luís Mota «Vamos apostar nestes três campeonatos e depois a meio da época fazemos um balanço e mediante os resultados que obtivermos nas provas decidimos se nos mantemos até ao final da época». Em termos de carro, em 2012 a grande aposta será o Mitsubishi EVO VII estreado o ano anterior precisamente no Rali Montelongo. Contudo o EVO ainda está a ser alvo de bastantes evoluções na Competisport, pelo que só para o Rali de Barcelos o mesmo ficará pronto e testado. Nesta primeira prova a dupla irá recorrer ao habitual EVO IV que muitas vitórias e títulos já deu à Equipa. Para o Rally Montelongo o principal objetivo da equipa é vencer entre os concorrentes do Regional Norte. No Open e num rali que promete mais uma vez ser bastante disputado, a dupla pretende rodar nos lugares cimeiros, sendo a vitória à geral também uma possibilidade, mas onde a tarefa não é nada fácil. «Vamos tentar vencer o Regional Norte, pois é onde reunimos mais favoritismo. No Open, a tarefa é mais difícil, pois as zonas algo técnicas e estreitas favorecem os carros de duas rodas motrizes, sobretudo os kit Car ou S1600. Vamos andar no nosso melhor, aproveitar ao máximo o rali e tentar tirar o máximo partido no EVO nos pisos de asfalto», concluiu Luís Mota.
Luís Mota irá alinhar também na primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis, o Sata Rally Açores, com um Peugeot 206 Gti com especificações de troféu, ingressando assim na equipa de Gil Antunes, Salvador Gonzaga e Alexandre Ramos. André Mota ainda não definiu a sua época, pois só deverá ser possível regressar às competições para meados de junho, altura onde a maioria dos Campeonatos estão já a meio da temporada, ficando assim o jovem piloto com a impossibilidade de lutar por qualquer competição.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Daniel Nunes e Daniel Amaral no Open, Júnior, Centro e Sul

Daniel Nunes é um dos melhores jovens pilotos promissores dos ralis em Portugal e irá voltar a estar em máxima força na temporada dos ralis em 2012.

Daniel Nunes
O piloto de Sintra é já conhecido pelo seu rápido andamento e pela sua condução de forma espetacular, que muito agrada a todos os amantes do automobilismo e que é sem dúvida sempre uma mais-valia para os ralis, onde o piloto participa. No presente ano, Daniel Nunes terá a seu lado o experiente Daniel Amaral, que como nos refere o mesmo «contamos com um novo navegador que vai completar o nosso projecto em 2012 e que será uma mais-valia para construirmos resultados e viabilizar ainda mais a imagem dos nossos patrocinadores». Daniel Nunes e Daniel Amaral irão marcar presença no Campeonato Open de Ralis e Campeonato de Portugal Júnior de Ralis com um Mitsubishi EVO VI, sendo que nas provas do Regional Centro e Regional Sul, utilizarão um Citroen Saxo Full Gr. A.
No que se refere a 2011, o piloto de Sintra adianta que «o nosso balanço não deixa de ser positivo. Em todos os campeonatos que estivemos inseridos tivemos uma palavra a dizer e sem azares essa palavra foi andar na frente. Nos Juniores fomos traídos com a anulação do Rali de Vila Real, prova onde me podia ter sagrado bicampeão. No Open, 5 resultados bons com 2 vitórias uma em asfalto e outra em terra foi um bom aperitivo para entrarmos em 2012 com vontade de vencer. Os Regionais, como o Sul, foi uma aposta forte a nível de evolução de ritmo e testes. Três segundos lugares foi fantástico, num campeonato muito competitivo».
Questionado sobre o porquê da aposta no Mitsubishi EVO VI e no Citroen Saxo, Daniel Nunes afirma que «o meu sonho de carro no momento era mesmo um Citroen Saxo Kit Car ou um Renault Clio R3. Para 2012 vamos manter os dois carros que a equipa já tinha adquirido. O EVO é bastante completo em tudo e o Saxo é muito completo na “adrenalina”, pois é um carro que conheço bem e que consigo rodar com o mesmo sempre nos limites».
No Rally Montelongo, a primeira prova da época que vai já para a estrada no próximo sábado, a dupla de Sintra pretende essencialmente terminar o Rali. «Queremos ser o mais consistentes possível no que diz respeito à classificação geral. Sabemos que temos boas condições para garantir um bom resultado, mas ainda é a primeira prova da época, pelo que é muito importante terminar o rali e garantir o máximo de pontos», concluiu Nunes.
O Rally Montelongo, que terá palco na cidade Fafe, será disputado apenas num dia, com oito provas especiais de classificação, com uma dupla passagem pelos troços de Cortegaça, Montim, Queimadela e Gontim. (Texto e foto: Nuno Pimenta)

Gil Antunes aposta forte no Desafio Modelstand

Depois de um ano bastante preenchido com a presença em vários ralis, o piloto de Sintra Gil Antunes irá em 2012 centrar os seus objectivos apenas no Desafio Modelstand e claro no Open de Ralis.

Gil Antunes
O Piloto irá em Barcelos, primeira prova do Desafio monomarca, contar com um Peugeot 206 Gti praticamente novo, que apresentará também uma nova decoração, sendo novamente a SFR Motorsport a estrutura técnica de suporte do piloto. No presente ano o piloto de Aruil irá também marcar presença na primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis, alinhando no Sata Rally Açores, também com um Peugeot 206 Gti, numa época que Gil Antunes terá como co-piloto, o navegador de Sintra Carlos Ramiro.
No que diz respeito a 2011, Gil Antunes adianta que «a época acabou por ser um pouco negativa, pois começamos bem nas primeiras provas, essencialmente com o melhor momento da época, a vitória no Rali de Barcelos, e depois tivemos alguns azares que acabaram por nos comprometer o resultado final no troféu. Gostei bastante também de fazer o Rally de Gondomar, pela intensa luta que tivemos durante toda a prova pela vitória no troféu. O ponto mais negativo foi mesmo o Rally de Loulé, onde vínhamos a andar muito bem e onde tivemos uma saída ainda no primeiro troço». 
Para a presente temporada, o piloto quer mais uma vez lutar pelos lugares do pódio na competição monomarca. «Este ano vamos centrar o nosso projecto apenas no troféu. Ainda não são conhecidos os nossos adversários, mas penso que pelo que demonstramos em 2011, reunimos mais uma vez todas as condições para andar sempre nos lugares do pódio. Já temos um bom conhecimento do carro quer em asfalto, quer em terra, pelo que agora é essencial fazer uma boa preparação de cada rali e dar o nosso melhor prova a prova», concluiu o piloto de Sintra.
Gil Antunes irá iniciar a sua época já no Rally Montelongo, participando essencialmente com o intuito de testar com o 206 Gti. «Ainda não teremos montadas as novas suspensões, mas mesmo assim penso que é fundamental fazer este rali, para voltar a enquadrar me com o 206 Gti e assim em Barcelos podermos já estar a 100%. Neste rally ainda terei o Diogo Correia a meu lado, mas na próxima prova será já o Carlos Ramiro que me irá acompanhar. Aproveito para deixar um especial agradecimento a todos os meus navegadores, ao Ricardo Domingos, à Sandra Ramos, e ao Diogo Correia, por pertencerem à minha equipa em todas as provas que alinhei durante 2011.» 
O Rally Montelongo arranca no Sábado, tendo os concorrentes que cumprir 8 troços cronometrados, com uma dupla passagem pelos troços de Cortegaça, Montim, Gontim e Queimadela, antes do pódio final previsto para as 17h30 em Fafe. (Texto e fotos: Nuno Pimenta)

Maratona de Sintra BTT


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Nuno Dias sagra-se campeão regional pela 19º vez

Nuno Dias e Pedro Lopes
Nuno Dias, atleta do Clube Nacional de Ginástica (CNG), venceu este fim de semana o campeonato regional de karate, na categoria de + 84kg, conquistando o seu 19.º titulo de campeão regional. 

Também pelo CNG, competiu Pedro Lopes que obteve o quinto lugar ao perder na disputa da medalha de bronze, num combate disputado até ao último segundo. A prova teve lugar no Pavilhão Municipal Quinta do Conde no Barreiro e foi organizada pela Federação Nacional de Karate Portugal (FNK-P).

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

domingo, 8 de janeiro de 2012

Alexandre Ramos tenta participação no Sata Rally Açores




Alexandre e Sandra Ramos
O piloto e também navegador de Sintra Alexandre Ramos está a ultimar os preparativos para alinhar na edição de 2012 do Sata Rally Açores, prova pontuável para o IRC (Intercontinental Rally Challenge) e para o Campeonato de Portugal de Ralis.
Alexandre Ramos é o habitual navegador de Luís Mota, marcando também presença em algumas provas do Regional Sul, com o Peugeot 106 Gti, sendo navegado por Sandra Ramos, navegadora que o irá acompanhar também neste novo desafio. Como nos afirmou o piloto “esta é uma prova já algo carismática dos ralis e pelo que demonstra, é sem dúvida um rali fantástico em todos os aspetos Estamos a tentar garantir a nossa presença, tentando reunir os apoios necessários para viabilizar a nossa participação no rali. O nosso principal objetivo será fazer o melhor resultado possível e essencialmente terminar o rali. A prova tem um grande impacto em termos de retorno na comunicação social, sobretudo por pertencer a uma ronda do IRC com a cobertura televisiva, sendo uma boa aposta para dar visibilidade a todos que apostaram no nosso projeto”.
Alexandre Ramos e Sandra Ramos irão apostar num Peugeot 206 Gti do desafio ModelStand, que ao que tudo indica estará a cargo da estrutura Campeã do Open de Ralis 2011, a SFR Motorsport. O Sata Rally Açores 2012 disputa-se nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, em pisos de terra, na Ilha de São Miguel, com o centro nevrálgico em Ponta Delgada. (Nuno Pimenta)