segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Atletismo- S.Silvestre da Amadora anima final de ano

Com previsões meteorológicas a indicarem bom tempo para a noite de final de ano, esperam-se mais de 80.000 espectadores ao longo do traçado que compõe a 33.ª edição da Corrida de S.Silvestre da Amadora, já que em termos competitivos tudo promete forte emoção quanto aos vencedores.
No sector masculino, os quenianos Moses Masai (vencedor da corrida do ano passado) e Barnabas Kosgei (2º em 2005) dado que Masai foi o quarto mundial no ranking dos 10.000 metros no ano de 2007, com o tempo de 26.49,20 (também um dos melhores mundiais de sempre), no que será o primeiro atleta com um registo pessoal abaixo dos 27 minutos que correrá na Amadora, o que é excelente, a par de Kosgei (20 anos) com um registo de 13.22,85 na légua
Com a presença destes dois atletas, de certo que o nível de qualidade volta a ser elevado nesta corrida, se considerarmos também a presença de atletas como o etíope Maregu Zewdi, sexto no mundial de crosse de 2005 e com um registo de 13.11,32 nos 5.000 metros e do russo Yuri Abramov, campeão dos 10 km e décimo na Amadora o ano passado.
Quanto aos portugueses, Leão Carvalho (que esteve no europeu de crosse e ganhou há quinze dias o clássico Prémio do Natal em Lisboa) também é um reforço de peso para a luta pelos lugares do pódio, a que também estão atentos José Rocha, Youssef el Kalay, o olímpico Manuel Silva e o tri-atleta Sérgio Silva.
Manuel Damião, Nuno Costa, Pedro Ribeiro, Hermano Ferreira, Alberto Chaíça e Mário Teixeira são outros a lutar pelos lugares cimeiros, prevendo-se ainda a presença de mais um trio de atletas surpresa (portugueses).

No sector feminino, a letã Prokopchuka, depois do intervalo de três anos e após quatro vitórias consecutivas, também regressa à Amadora para tentar ser penta vencedora e onde terá que lutar com as polacas Karolina Jarzinska (32 minutos aos 10 km) e Justyna Bak (ex-recordista mundial dos 3.000 obstáculos e medalha de prata e de bronze nos europeus de crosse).
Na luta pelo pódio, estarão ainda as jovens Sara Moreira e Leonor Carneiro e as consagradas Helena Sampaio, Marina Bastos, Inês Monteiro, Fernanda Miranda, Dulce Félix, Ercília Machado, Adélia Elias e Ana Dias, nesta que será a 33ª Corrida de São Silvestre da Amadora.

Recorde-se que a corrida feminina se iniciará pelas 18,00 horas enquanto que a prova masculina terá início pelas 18,10 desta segunda-feira, dia 31 de Dezembro.
Por estes motivos, o trânsito na cidade da Amadora estará condicionado e nalgumas artérias mesmo vedado ao trânsito automóvel