quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Atletismo- Corrida do Tejo 2009 apresentada oficialmente

O atleta Rui Silva apresentou oficialmente a Corrida do Tejo 2009, durante uma Conferência de Imprensa realizada esta 5.ª feira, 22 de Outubro, no espaço da Expo Celebrar Oeiras, (Fundição de Oeiras). Com o internacional sportinguista, estiveram o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, que também vai estar a correr entre os milhares de participantes no dia 25 (foi-lhe atribuído do dorsal n.º 10.000) e o Director de Marketing da Nike para Portugal, André Mota.
Nesta conferência de Imprensa, Paulo Vista anunciou ainda que o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, “não vai ser, este ano, apenas um espectador e irá correr a prova”, o que constitui uma novidade em relação às edições anteriores.
Paulo Vistas, evidenciou que “a Corrida do Tejo é um evento que se prolonga por todo o ano, uma vez que promove a prática desportiva. Basta ver o grande número de pessoas que fazem desporto com as camisolas das várias edições da nossa prova-raínha”.
Rui Silva destacou a beleza do trajecto da Corrida do Tejo, “sempre com milhares de pessoas a apoiar os corredores, que fazem desta prova um dia de convívio entre famílias”.
Corredores de Élite confirmados na corrida de domingo
Rui Silva que vai partir com o n.º 1 na camisola, confessou que “a Corrida do Tejo encaixa perfeitamente” no plano de treinos que definiu, uma vez que prepara o salto para distâncias mais longas, depois do sucesso nos 1500 metros.
O número total de inscritos na 29ª edição da Corrida do Tejo é de dez mil, o que confirma esta prova como a maior competição na distância de dez quilómetros, em Portugal, e que vai ter o tiro de partida às 10h00, no Domingo, dia 25 de Outubro.
Lado a lado com os milhares de atletas amadores, de todas as idades que permitam competir, a edição deste ano da Corrida do Tejo irá contar com a presença dos atletas portugueses, Rui Silva, Vanessa Fernandes, Sandra Teixeira, Hélder Ornelas, Leonor Carneiro e Jessica Augusto, entre outros.
Camisola/dorsal deve ser levantada nos dias 23 e 24, em Algés
Tal como aconteceu em 2008, a corrida deste ano contará com o apoio da Nike, através de um acordo estabelecido com a Câmara Municipal de Oeiras. A tradicional corrida irá, assim, voltar a incorporar um conjunto de importantes inovações, que contribuirão para emprestar à prova características únicas.
Deste modo, com o objectivo de optimizar a partida, esta voltará a estar organizada por quatro zonas distintas (menos de 40´, menos de 45´, menos de 48´ e restantes corredores), em função das marcas pessoais de cada um dos atletas (informação preenchida pelos próprios, no acto da inscrição).
Os atletas terão ainda a possibilidade de correr com uma T-Shirt Nike Sphere Dry (tecnologia topo de gama da Nike) oficial da prova, com o dorsal impresso, a qual deverá ser levantada nos dias 23 e 24 de Outubro, entre as 9.30 e 19 horas, num espaço propositadamente criado para o efeito, no Palácio Ribamar, em Algés.
Todos os corredores receberão ainda um chip que devem colocar nas suas sapatilhas e que fará o controlo da sua corrida e dos respectivos tempos. As classificações estarão disponíveis no próprio dia, no site da corrida em www.corridadotejo.com e vão ser recebidas pelos participantes nos respectivos telemóveis, via SMS, poucos minutos após o final da corrida.
Sessões de treino com grande participação
À semelhança do que aconteceu o ano passado, foram organizadas pela Câmara Municipal de Oeiras e pela Nike cinco Sessões de Treino, nos fins-de-semana anteriores aos da corrida, que contaram com a participação de um conjunto significativo de atletas de renome, entre os quais Vanessa Fernandes, Carlos Lopes, Sandra Teixeira, Francis Obikwelu, Diana Gomes, Rui Silva e Vasco Uva, entre outros.
Estas sessões de treino reuniram um total de três mil participantes, o que constitui um número bastante superior em relação a outras iniciativas similares que a Nike tem vindo a desenvolver noutros países.
Conselhos úteis para os corredores
Para todos os participantes na Corrida do Tejo’09, a organização tem previsto um conjunto de medidas para tornar mais fácil o acesso à partida, bem como algumas inovações que vão ajudar a tornar mais confortável a chegada.
Quem levar carro para Algés poderá estacionar nos parques de estacionamento situados na Av. Brasília (lado mar), zona da Praia de Algés (utilizando depois a passagem subterrânea da CP para aceder à partida), ou ainda no Largo D. Manuel I, próximo do terminal de transportes colectivos em Algés.
Quem levar carro para Oeiras existem os parques de estacionamento junto da Estação da CP de Oeiras. Os atletas (munidos da t-shirt dorsal) poderão utilizar gratuitamente os comboios da CP entre Oeiras e Algés (comboios com paragens em todas as estações, com passagem em Oeiras, aos minutos 19, 39 e 59, sendo o último utilizável às 9.19. Depois da corrida e para o regresso à partida existem autocarros da CM Oeiras (no lado oposto da Marginal, com acesso pelo túnel) que fazem a ligação entre a meta e a estação da CP, onde os atletas poderão viajar gratuitamente nos comboios até Algés.
Guarda-Roupa:
Existem duas viaturas para o transporte dos sacos dos atletas (até ás 9.45) para o local de chegada: na Estação de camionagem de Algés (acesso à Estação da CP) e no estacionamento da Cipol, junto à linha de partida. Os sacos serão devolvidos à entrada da Piscina Oceânica, contra a apresentação do dorsal.
Duche:
Para além de dois locais de abastecimento (águas) ao longo do percurso, existem, depois da meta, tendas onde os atletas poderão obter alimentos sólidos e líquidos para a hidratação e reabilitação. Estará também disponível um duche gratuito nos balneários da Piscina Oceânica, a 250 metros da meta.
(Foto: Cortesia LPM)