quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Especial Surf


A tarefa de deslizar sobre uma onda, em pé e sobre uma prancha rapidamente se notabilizou e popularizou como um desporto, onde as suas manobras radicais possibilitaram a conquista de maior notoriedade um pouco por todo o mundo, e Portugal não é excepção.

Mencionado pela primeira vez no século XVIII pelo descobridor James Cook, aquando da sua passagem pela Polinésia, o surf insurgiu no nosso país em meados dos anos 60 do século passado, e foi-se popularizando graças à crescente espectacularidade das suas manobras que acompanharam a evolução do desporto.

Esta popularidade trouxe a realização de competições e torneios em Portugal, culminando na organização do primeiro compeonato nacional em 1977.

São várias as escolas em Sintra onde se promove o ensino do surf. As praias do concelho oferecem características e possibilidades inequívocas para todo o tipo de praticante, iniciado ou experiente. "Surfar" as ondas da Praia Grande ou da Praia das Maças tornou-se um grande atractivo para qualquer amante deste desporto. |DP

(Veja a reportagem na edição 55)