sábado, 2 de abril de 2011

Sintra recebe Electric Tour


O projecto pioneiro de apresentação de carros eléctricos em Portugal, Electric Tour, visitou Sintra no dia 1 de Abril. Esta iniciativa é promovida pela Peugeot Portugal e pela MOBI.E, entidade coordenadora da rede de mobilidade eléctrica.

Na cerimónia de apresentação do roadshow destes carros eléctricos esteve Fernando Seara, autarca sintrense, acompanhado por Carlos Zorrinho, secretario de Estado da Energia e Inovação, o administrador da Peugeot Portugal, Pablo Puey, e o coordenador da Mobilidade Eléctrica, João Dias. O principal objectivo do projecto em curso é a promoção dos benefícios associados à adopção e consequente utilização dos veículos eléctricos nas cidades de forma a optimizar a eficiência energética e a melhorar a qualidade ambiental. Segundo a organização do evento, o Electric Tour visa abrir os caminhos da mobilidade eléctrica a todos os cidadãos e empresas, de norte a sul do País, que aceitem o desafio de experimentar as vantagens do automóvel eléctrico e de uma rede inteligente, ao serviço das pessoas e da sustentabilidade das cidades. Carlos Zorrinho considera «fundamental apostar numa aliança forte com o futuro» e acrescentou que «este tour simboliza a aliança entre a inovação e o território. Portugal está no nível da inovação, já que somos líderes em soluções renováveis». 
Sintra é uma das 25 cidades portuguesas que já possuem postos de carregamento eléctrico para automóveis. O presidente da Câmara Municipal apoiou a iniciativa e garantiu que «Sintra é um município disponível para a inovação, com condições para suscitar um mecanismo de adesão ao carro eléctrico». O Electric Tour vai percorrer no total 25 cidades nacionais até 28 de Maio permanecendo dois dias em cada cidade com automóveis Peugeot iOn para ser testado no test-drive pré-definido juntamente com as potencialidades da rede de carregamento.