A Competisport esteve presente este passado fim-de-semana em
mais uma ronda do Campeonato Regional Ralis Sul, CPR e da Taça
de Portugal de Ralis, na edição de 2011 do Rallye Casinos do Algarve.
Dupla Luís Mota & Alexandre Ramos
Luís Mota e Alexandre Ramos |
Sendo um dos favoritos ao pódio final, Luís Mota e Alexandre
Ramos acabaram por ter uma prova algo curta que terminou a meio
da segunda especial. Na primeira PEC averbaram o 8º tempo da geral,
3º no campeonato regional ralis sul. Na primeira passagem pela Fóia, o
Mitsubishi EVO IV começou a falhar e numa curva lenta o motor calou-se e a
dupla teve uma ligeira saída de frente. A dupla tentou retomar logo a sua prova,
mas o EVO recusou-se a pegar e como não havia ninguém no local para
ajudar a empurrar o EVO, foram obrigados a desistir. Uma situação algo
desanimadora para a equipa, que estava neste troço a rodar muito bem, e
que iriam subir ainda bastante mais posições nesta PEC, mas devido ao azar
foram obrigados a terminar por ali o seu rali. Luís Mota prossegue já este
fim-de-semana em Fronteira, participando na 14.ª edição das 24 Horas TT
Vila de Fronteira.
Dupla Gil Antunes & Diogo Correia
Gil Antunes e Diogo Correia |
Para Gil Antunes e Diogo Correia a prova acabou por ter um
balanço positivo, mas dois furos acabaram por comprometer o resultado final da
equipa que ambicionava vencer entre os carros de apenas duas rodas motrizes. A
dupla de Sintra entrou com algumas cautelas no troço inicial, pois o piso ora
seco, ora molhado podia trazer algumas «ratoeiras», pelo que a dupla do Opel
Astra prefiram perder algum tempo, do que ter algum azar. Na especial seguinte
rodaram muito melhor e registam o terceiro melhor crono, primeiros entre as
duas rodas motrizes no regional sul. Na primeira passagem por Monchique voltam
a garantir o triunfo nas duas rodas, e no troço seguinte foram os segundos.
Tendo uma animada luta com o seu mais directo adversário, a última especial
pontuável para o Regional Sul, a quinta, iria decidir tudo. Gil e Diogo
entraram ao ataque, mas acabaram por furar logo no inicio da especial, sendo
obrigados a parar em pleno troço e com isto perderam a possibilidade de vencer.
Mesmo com o tempo perdido foram ainda os sétimos no Regional Sul, segundos
entre os carros de apenas duas rodas motrizes. A dupla prosseguiu em prova
inseridos na Taça de Portugal de Ralis, mas logo na primeira especial da
terceira secção voltaram a furar e perderam ainda mais tempo na classificação
geral. Com o tempo perdido, e sem mais pneus para trocar a dupla optou por
fazer o resto do rali sem pressões quanto a resultados, aproveitando para se
divertir ao máximo e dando muito espectáculo de condução a todos que
acompanharam o rali. No final, o 18.º lugar da geral alcançado, 10.º da taça,
acabou por ser um resultado positivo. Como nos salienta o piloto “Fizemos um
bom rali, divertimo-nos ao máximo, demos algum espectáculo e mesmo sabendo que
o resultado não traduz em nada o nosso andamento, ficamos satisfeitos com a
nossa prestação no rali. A nossa luta era o Regional Sul, mas tivemos o azar de
furar e com isso a possibilidade de vencer as duas rodas motrizes. Depois voltamos
a furar e a partir desse momento o principal objectivo era mesmo terminar e dar
algum espectáculo ao público”. Gil Antunes iria já neste próximo fim-de-semana
alinhar no Rali de Vila Real, mas com a anulação do mesmo, o piloto tem em
vista a participação no Rallye Cidade de Silves e também no 1.º CAM Rali
Festival.
(Nuno Pimenta)