A Associação de Futebol de Lisboa decidiu reatar já no próximo fim-de-semana os campeonatos distritais de Futebol e Futsal após a suspensão temporária do Decreto-Lei nº 216/2012 por parte do Ministério da Administração Interna.
A AFL emitiu ontem um comunicado onde reforça ainda que voltará às formas de protesto anteriormente anunciadas caso esta suspensão temporária do Decreto-Lei seja revogada antes de 2013/2014.
Entretanto, a AFL também já definiu datas para a realização das jornadas suspensas do passado fim-de-semana, podendo ser consultadas aqui.
Transcrevemos as deliberações da AFL anunciadas no seu Comunicado Oficial Nº 60:
"A Direcção da Associação de Futebol de Lisboa, em Reunião, realizada em 13 de Novembro de 2012, em que esteve, também, presente o Provedor do Clube, por unanimidade, deliberou:
1. Retomar, de imediato, a realização e a organização de todas as suas provas e de todos os seus campeonatos, em todas as suas categorias e vertentes – Futebol e Futsal –, uma vez que se mantêm, na íntegra, em vigor, as regras anteriores à publicação do Decreto-Lei n.º 216/2012, de 9 de Outubro, no que diz respeito à requisição do policiamento para as camadas jovens e à entidade responsável pelo seu pagamento – Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.
2. Suspender, assim, e de imediato, as medidas de “luta” aprovadas em Reunião de Clubes filiados, realizada no dia 7 de Novembro de 2012, no Auditório da Associação de Futebol de Lisboa, até que permaneça esta suspensão temporária da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 216/2012.
3. Caso esta suspensão temporária da entrada em vigor do referido Decreto-Lei, seja revogada antes do início da próxima época desportiva de 2013/2014, ou seja, antes do dia 1 de Julho de 2013, pelo Senhor Ministro da Administração Interna, voltar, de imediato, àquelas formas de protesto.
4. Não obstante o referido no Ponto 2, suscitar, de imediato, e perante o Tribunal Constitucional, a inconstitucionalidade do Decreto-Lei n.º 216/2012, de 9 de Outubro.
5. Saudar e agradecer a todos os Clubes filiados por esta unanimidade na defesa intransigente das suas causas, convicções e ideias.
6. Agradecer a todos os agentes do futebol, designadamente Dirigentes, Sócios, Adeptos, Treinadores, Jogadores, Árbitros e demais elementos intervenientes pela solidariedade que se “estendeu” pelo distrito de Lisboa e “ecoou” por todo o país desportivo.
7. Saudar todos aqueles que, pelo país, nos demonstraram a sua solidariedade numa causa que não é local, mas nacional, bem como agradecer os inúmeros emails, faxes, cartas, telefonemas e mensagens que nos chegaram de Associações Distritais e Regionais, Associações de Classe e Clubes de todo o país.
Obrigado a todos!
Temos a força da razão!
Viva a Associação de Futebol de Lisboa!
Vivam os seus Clubes filiados!
Viva o futebol!
ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA
O Presidente,
Nuno Cárcomo Lobo
"