quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mundial 2018 será na Rússia

A candidatura ibérica à organização do Mundial 2018 foi derrotada pela sua congénere russa. A decisão do comité da FIFA ficou conhecida há momentos, tendo sido igualmente decididos que o mundial seguinte, em 2022, será realizado no Qatar.
A expectativas em torno da vitória russa confirmam-se e a candidatura que evidenciava maiores custos previstos (2,828 milhões de euros) acabou assim por arrebatar a organização da maior competição mundial do desporto rei. A construção de 13 novos estádios e a remodelação de outros três já existentes são os "pesos" mais evidentes do projecto russo. A FIFA optou assim pela candidatura que mais trabalho e desafio real representa, designadamente pela ausência actual de infraestruturas directamente relacionadas com o futebol, pese embora o facto da dimensão político-económica ter sido decisiva para esta decisão. Quanto ao Qatar a sua vitória significa a realização pioneira de um Mundial de futebol disputado no Médio Oriente.
Ambas as decisões parecem prender-se igualmente com o interesse de aproximar ambos os países da Europa e estreitar as suas relações com as eventuais nações participantes.