sábado, 17 de novembro de 2007

Carla Sacramento homenageada em Oeiras

O Maratona Clube de Portugal vai aproveitar a realização do Crosse Internacional de Oeiras para promover uma homenagem pública à sua atleta Carla Sacramento, que teve uma longa carreira desportiva onde se destaca um título mundial de 1.500 metros e vários títulos nacionais de crosse, entre outras medalhas.

Rui Silva e Fernanda Ribeiro são os nomes mais sonantes entre os portugueses presentes no Crosse de oeiras, o primeiro da lista dos "meetings" permitidos pela IAAF. O queniano Peter Kamais, vencedor da edição do ano passado, é a grande figura internacional do cartaz do crosse internacional de Oeiras, que se disputa sábado, na pista do Jamor.Kamais, quarto no último Mundial de estrada, deverá ter oposição forte do etíope Abreham Feleke, segundo no Mundial de juniores em 5.000 e terceiro na final do Grande Prémio na mesma distância, este ano.

No sector feminino o nome mais sonante é o da queniana Margaret Okayo, já vencedora das maratonas de Nova Iorque, Boston, Londres e Milão. Do Quénia vem também Leah Malot e da Etiópia Utura Sule. Em termos de portugueses, o grande interesse da prova poderá ser o de "marcar pontos" para o Europeu de corta-mato de Toro, Espanha, em Dezembro - se bem que a selecção só se defina depois do fim-de-semana seguinte, com o crosse de Torres Vedras.O Maratona alinha "em força", com Ricardo Ribas, Manuel Damião, Rui Pedro Silva, Helder Ornelas, e José Rocha, nos masculinos, e Jessica Augusto, Monica Rosa, Ines Monteiro, Anália Rosa, Leonor Carneiro, Sara Moreira e Helena Sampaio, nos femininos.Também correrão nomes conhecidos como José Ramos, Luis Feiteira e Paulo Gomes (todos da Conforlimpa) e Pedro Ribeiro (FC Porto) e Ana Dias (Casa do Benfica de Faro).
As provas de seniores disputam-se este sábado, dia 17 de Novembro a partir das 15:00 no circuito de crosse do Estádio Nacional..