sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Carla Couto, a mais internacional portuguesa brilha na União 1.º de Dezembro

Abram alas à senhora embaixatriz
Nasceu em Maio de 1974, filha de um país que mudava o rumo da sua história e que derrubaria barreiras no desporto, abrindo as portas da igualdade para que as mulheres tivessem também direito à prática desportiva. Carla Couto, é filha desse país de Abril que nos anos oitenta incentivou largos milhares de cidadãos a uma massificação desportiva e que a capital lisboeta aderiu com os “Jogos de Lisboa” descobrindo inúmeros talentos para várias modalidades. Aos doze anos de idade nessas iniciativas, jogou futebol de cinco na Associação Cultural Luís de Camões, passou pela ginástica e natação do Sporting Clube de Portugal e depois para o andebol do Liceu Passos Manuel. Aos 17 anos de idade por insistência do pai (toda a família é sportinguista) foi aos treinos de captação no clube de Alvalade- já no futebol de onze- e começa então a grande odisseia de Carla Couto no futebol de onze feminino. Mudou-se depois para a equipa do Grupo Desportivo 9 de Abril de Trajouce, numa transferência que custou ao clube de Cascais, quase uma fortuna para a época; quinhentos contos!
Jogou ainda no Clube de Futebol Benfica, teve uma experiência internacional na China durante três meses na Superliga feminina, e outra em Londres, no Arsenal, onde fez uma pré-época. Está na equipa da União 1.º de Dezembro, em São Pedro de Sintra há largos anos, onde já conquistou vários títulos de campeã nacional, e ultrapassou a meta das 100 internacionalizações ao serviço da selecção portuguesa.
Uma entrevista para ler na edição em papel do Sintra Desportivo, desde 5.ª feira, dia 20 nos locais habituais de leitura em todo o concelho de Sintra.


(foto: Sintra Desportivo/VS)