sábado, 16 de outubro de 2010

Horseball


Um desporto disputado entre duas equipas de quatro elementos cada, onde os cavaleiros apanham uma bola envolta em pegas do solo, trocando-a entre si com o objectivo último de introduzi-la na baliza adversária.

De pouca repercussão no nosso país, esta modalidade disputa-se num campo rectangular, de dimensões 65x25 metros, sendo necessários conhecimentos e prática de equitação, bem como das regras de segurança fundamentais para a prática da modalidade.

O horseball encontra a sua génese já em meados do século dezoito, derivado de outras modalidades antigas, como o "pato" argentino, mas foi apenas nos anos 30 do século passado que obteve a sua denominação e reconhecimento oficial, devido à sua prática em locais cobertos e de mais fácil acesso. Em Portugal, o horseball começou a ser praticado em meados dos anos 50 no Colégio Militar, em Lisboa, tendo começado a ser desenvolvido no final da década de 70.

O primeiro campeonato nacional surgiu apenas em 1993, seguido pela criação dos escalões de formação, em 1994, e, apesar da pouca expressão no nosso país, culminou na realização do campeonato europeu em Beja, no ano de 2002, e na conquista do Mundial de Horseball-Pato em 2006, frente à Argentina.


* Leia mais na edição impressa do SintraDesportivo.