segunda-feira, 28 de março de 2011

Taça da Europa de Juniores Portugal em Judo

Realizou-se neste fim-de-semana uma das mais importantes provas do calendário federativo nacional, a Taça da Europa de Juniores Portugal (UEJ) no Pavilhão n.º 3 do Estádio Universitário de Coimbra. Pelo nono ano consecutivo, a bela cidade de Coimbra recebeu centenas de atletas nacionais e internacionais mantendo-se a tradição. 

Portugal organiza este evento, anualmente, desde 2000, as duas primeiras edições decorreram em Lisboa, a terceira no Luso e desde 2003, a cidade de Coimbra tem sido sua anfitriã. Esta taça insere-se no calendário da União Europeia de Judo e destina-se a atletas juniores nacionais e internacionais, masculinos e femininos, com menos de 20 anos de idade, cuja selecção advém da classificação obtida no Campeonato Nacional de Juniores. Este ano contou com a presença de cerca de 300 atletas de 17 países diferentes, nomeadamente, Portugal, Espanha, África do Sul, Alemanha, Brasil, Bélgica, Canadá, Croácia, Geórgia, Grã-Bretanha, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polónia, República Checa, República de São Marino, Suíça.
A Escola de Judo Dr Rui Grácio, de Montelavar participou com três atletas: Alexandre Reis - Ginásio da Tapada (-100Kg) convocado pela selecção nacional; Patrícia Vicente (-70Kg) e Rhamon Oliveira (-60Kg), ambos a expensas próprias, sendo que o Rhamon representou o seu país natal que é o Brasil. 
No dia 26 de Março o Alexandre Reis - Ginásio da Tapada , venceu o seu adversário Italiano, nas eliminatórias e acabou por perder num combate disputadíssimo o acesso à final com o atleta Inglês, por acumulação de castigos, sendo que este acabou por vencer a categoria. Já no combate de atribuição da medalha de bronze não conseguiu dar réplica ao seu adversário Sul Africano, tendo assim terminado a prova num honroso 5º lugar. No dia seguinte o Rhamon começou bem a prova com uma vitória expressiva sobre um atleta português já seu conhecido, tendo perdido no segundo combate com o atleta Espanhol que acabou por ficar em segundo na categoria de peso. Nas repescagens e devido a um pequeno erro de deslocamento acabou por deitar por terra as aspirações a uma melhor classificação face ao atleta Inglês, tendo ficado em 13º lugar em 28 competidores. No mesmo dia a Patrícia Vicente não conseguiu contornar as dificuldades impostas pela sua adversária Espanhola e acabou por se retirar precocemente da competição. A competição será seguida por um Estágio Internacional que decorrerá de 28 a 31 de Março e que será igualmente muito participado, tendo ficado para o mesmo o Alexandre Reis - Ginásio da Tapada, agora acompanhado pelo Tiago Silva - Maialmargem, recém-chegado do Torneio de Fuengirola, onde não se conseguiu impôr na sua categoria de peso (-50Kg). Os dois atletas realizam o referido estágio integrados na selecção nacional de Juniores e Cadetes respectivamente, afim de preparar as próximas participações desportivas de apuramento para o campeonato da Europa e Mundial de cada um dos escalões etários.