quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O Mondioring em Portugal e o Sucesso a nível Mundial




O Mondioring é uma modalidade desportiva canina composta por diferentes exercícios práticos para testar as qualidades intrínsecas de determinadas raças e selecionar os cães mais aptos física e psicologicamente para reprodutores. 

O Regulamento de Mondioring foi elaborado no sentido de avaliar o caráter equilibrado dos cães e a forma de reagir do cão perante as dificuldades que se apresentam numa prova, bem como o seu temperamento e coragem. Um bom treinador desta modalidade tem que conseguir que os cães tenham uma boa capacidade técnica (executar os exercícios o mais perfeito possível), mas sem tirar ao cão o temperamento e a vontade de trabalhar/agradar e acima de tudo que o cão demonstre um bom relacionamento com o dono (condutor). Para a prática desta modalidade as Raças mais utilizadas são o Pastor Belga Malinois e o Pastor Alemão, são as raças que têm uma seleção genética comprovada há muitos anos e que se enquadram nas características/ qualidades necessárias para o Mondioring, tais como: robustez, grande a resistência à fadiga e ao calor, forte capacidade de impulsão e elasticidade, psicologicamente capazes de passar de um estado de tranquilidade a ação em segundos, espírito de iniciativa, mesmo perante uma situação desconhecida, para saber quando e como atuar e permanecer indiferente ás provocações de que é alvo, isento de problemas de saúde, sociável com pessoas e cães, não ter medos generalizados, boa capacidade olfativa e de concentração , baixo instinto agressivo.

Nuno Gil Ferreira
Os cães para poderem participar numa prova de Desporto/Trabalho têm que ser aprovados num Teste de Sociabilidade, que é composto pela avaliação do cão na presença de estranhos em situações de quotidiano, o cão deve permanecer tranquilo na presença de um grupo de pessoas, uma pessoa desconhecida ao cão segura a trela e o dono afastar –se do seu campo de visão ( este tem que permanecer calmo), colocar o cão preso a algo e o dono afastar-se e novamente e pessoas desconhecidas vão junto do cão e verificam se este continua calmo, pois embora muitas vezes exista a ideia que os cães de desporto/trabalho são cães que são treinados para defesa/guarda são agressivos, na realidade o que se pretende é controlar a sua agressividade natural, na medida em que o cão só pode defender à ordem do condutor e tem que obrigatoriamente soltar à ordem do condutor. O cão que não preencha estes requisitos é eliminado da prova.
O Mondioring divide-se em 3 níveis de dificuldade crescente: Mondioring 1, Mondioring 2 e Mondioring 3. Em cada prova os cães têm que executar exercícios de Obediência, exercícios de Saltos e exercícios de Provas de Coragem.

Composição de uma prova de Mondioring:


1. OBEDIÊNCIA o cão tem de executar os seguintes exercícios: recusa de alimento, andar ao lado sem trela, ficar deitado sobre distrações, executar posições (sentar, deitar, de pé) á distância, ir buscar um objeto variado e traze-lo ao dono, enviar em frente com chamada ao dono, diferenciação de um objeto entre iguais pelo odor.

2. SALTOS o cão tem de efetuar um salto vertical de ida e volta, cuja altura pode ser de 1 metro a 1,20 metros; um salto em comprimento que vai desde os 3 metros até aos 4, e transposição de uma paliçada (parede vertical lisa) com altura entre 1,70 metros e 2,30metros.

3. PROVA DE CORAGEM o cão tem de efetuar os seguintes exercícios: defesa do dono, guarda de objeto, ataque frontal com bastão (cana Bambu), ataque em fuga com disparos, ataque interrompido, ataque com acessórios, ataque com obstáculos, procura e escolta de malfeitor.

Este ano o Mondioring Portugal esteve no Campeonato do Mundo de Mondioring na Suíça, de 29 setembro a 2 outubro de 2011, onde se consagrou a 3ª melhor equipa do Mundo! Os resultados individuais revelam todo o trabalho efetuado por esta fantástica equipa que ao longo dos anos trabalham diariamente para puderem elevar o nome de Portugal ao mais alto nível nesta modalidade.

No Mondioring 3 (nível máximo) obtivemos:
3º Classificado - Nuno Gil Ferreira com Gorek de Duques Negros com 307p. do Clube CaneUtile
4º Classificado - Celso Alves com Garra de Duques Negros com 303p. do Clube CaneUtile
33º Classificado - Tiago Sousa com Gipsy de Duques Negros com 204p. do Clube CaneUtile/Azeicão 
37º Classificado - Carlos Ribeiro com Gurka de Duques Negros com 190p. do Clube CaneUtile

No Mondioring 2 obtivemos:
4º Classificado - Tiago Sousa com Gringo de Duques Negros com 238,5p. do Clube CaneUtile/Azeicão

No Mondioring 1 obtivemos:
14º Classificado - Antoine Hoyet com Jotunheim Zolly com 130p. do Clube HappyDog

(Cláudia Miranda)