sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Atletismo- Meia Maratona Internacional de Lisboa 2010; esperados 40.000 participantes

Carlos Móia (na foto), presidente do Maratona Clube de Portugal, foi o anfitrião da apresentação da Meia Maratona Internacional de Lisboa que decorreu ao início da tarde de hoje (6.ª feira), num hotel da capital.
A emblemática prova, comemora o 20.º aniversário, e realiza-se no dia 21 de Março, com partida no tabuleiro da Ponte 25 de Abril. Já os restantes competidores, sairão de Algés, com a meta instalada frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.
Zersenay Tadesse (Eritreia), quatro vezes campeão mundial da meia maratona, lidera um vasto pelotão de candidatos à vitória, e irá estar na partida de Élite com o objectivo de superar o recorde mundial (58.33 minutos) estabelecido pelo queniano Samuel Kamau Wanjiru em Haia (Holanda) a 17 de Março de 2007 e assim arrecadar os 50 000 euros de prémio. Tadesse tem como melhor 58.59 m, registo obtido no Mundial de Udine (Itália), em 2007, e que o coloca como quinto de sempre nos 21 090 metros.
Recorde-se que o atleta de 28 anos, é o mais popular atleta da Eritreia, o primeiro a conquistar uma medalha olímpica (Bronze) para aquele pobre pais de África, conseguida nos 10. 000 metros nos Jogos Olímpicos Atenas 2004.
No pelotão da Élite, destaque ainda para o etíope Sileshi Sihine, que conta no seu currículo com um registo de cinco medalhas de prata: duas em Jogos Olímpicos (10 000 de Atenas e Pequim) e três em mundiais de pista.
No sector feminino, referência para a presença da campeã olímpica da maratona em Pequim, a romena Constantina Dita, que terá como principal adversária a campeoníssima queniana Catherine Ndereba. Quanto aos portugueses, como sempre, os principais nomes só serão conhecidos em cima da hora.
NOVA FASE DE INSCRIÇÕES
Com a primeira fase de inscrições a terminar no dia 31 de Janeiro, está em curso, a 2.ª Fase até ao dia 20 de Março, com as seguintes taxas:
EDP 20ª Meia Maratona de Lisboa – 17 euros
Mini Maratona VODAFONE – 17 euros
VITALIS Corrida da Amizade – 3 euros
EDP Prova Mini-Campeões – 2 euros
19º Passeio MIMOSA Avós e Netos – Prova Gratuita (As inscrições para esta prova de desporto sénior poderão ser efectuadas no Maratona Clube de Portugal - até 16 de Março - ou no Museu da Electricidade - entre 17 e 20 de Março).
CTT Prova de Deficientes Motores em Cadeira de Rodas (só para atletas
profissionais. Os mínimos exigidos são 1h10min. Escalão A T51/T52 - Escalão B T53/T54).
INSCRIÇÕES DE ÚLTIMA HORA
Caso o número limite de inscrições não tenha sido atingido, haverá inscrições de última hora no Museu da Electricidade, durante a SportExpo, que decorre entre 17 a 20 de Março.
Inscrições on-line (clientes Banif)
Se for cliente Banif poderá (a partir de Janeiro) fazer a sua inscrição através do site: http://www.banif/.
(Foto: Sintra Desportivo/VS)
DR