terça-feira, 12 de abril de 2011

Projecto piloto no Belas Clube de Campo


A Silvex, - Indústria de Plásticos e Papéis, SA., em parceria com a Higiene Pública Empresa Municipal de Sintra (HPEM), implementou um projecto pioneiro, de cariz ambiental, no Belas Clube de Campo que procura ir ao encontro dos objectivos estabelecidos pela União Europeia até 2016, nomeadamente o de deixar de colocar em aterros, pelo menos, 65% dos resíduos orgânicos biodegradáveis. 

Esta iniciativa piloto arrancou com um total de 37 famílias, residentes em apartamentos e moradias do Belas Clube de Campo. A iniciativa vai permitir demonstrar que a transformação dos resíduos orgânicos em fertilizantes enriquece os solos, prolonga o tempo de vida útil dos aterros e reduz as probabilidades de contaminação de águas, solos e ar pela decomposição dos mesmos resíduos. Estas boas práticas, aplicadas, pela primeira vez, a um empreendimento residencial em Portugal, vão ainda confirmar a premência dos objectivos europeus na melhoria efectiva das condições ambientais e da qualidade de vida da população.
Na primeira etapa deste projecto-piloto foi distribuído um recipiente de sete litros e de um conjunto de sacos biodegradáveis aos residentes. Estes deverão acondicionar os seus resíduos orgânicos nestes sacos, colocando-os no recipiente fornecido. Ao fim de alguns dias ou quando cheios, os sacos deverão ser transportados para o contentor de maior dimensão (80/145l), de cor normalizada (castanha), localizado no exterior da moradia ou bloco de apartamentos. 
Ernâni Magalhães, Presidente da Silvex, lembra que as estimativas apontam para que uma família portuguesa produza, em média, um a três quilos diários de resíduos orgânicos. «Um recipiente de sete litros, que pode ser colocado em cima da bancada de uma cozinha, tem capacidade para armazenar o equivalente, em média, a dois ou três dias de lixo orgânico familiar», adiantou. «Estima-se que o saco do lixo, que além de ser biodegradável é poroso, ao ser colocado no contentor, permita uma evapotranspiração de cerca de 30% do peso nestes três dias, contribuindo para um menor peso e, posteriormente, para uma melhor compostagem», acrescentou. 
A recolha dos contentores será efectuada uma vez por semana, pela Planbelas SA, sendo os resíduos encaminhados para contentores de 1000 litros, localizados na Central de Resíduos do Belas Clube de Campo, de onde serão recolhidos pela HPEM e enviados para compostagem, para serem transformados em fertilizantes. Rui Caetano, Presidente da HPEM de Sintra, quer ir ao encontro dos exigentes objectivos europeus em matéria de qualidade de vida urbana, pelo que «este projecto-piloto deverá ser alargado, posteriormente, a todo o empreendimento e espera-se que, no prazo de seis meses, as conclusões desta iniciativa permitam definir a estratégia a seguir para todo o concelho de Sintra», referiu.