sábado, 27 de dezembro de 2008

Hóquei em Patins- nacional da 2.ª divisão; Sintra vence Paço de Arcos (5-4)

Quem se lembrou do passado?

Indiferentes à chuva e ao frio que se fazia sentir, cerca de centena e meia de espectadores deixou de lado as pantufas, ou outros ambientes mais acolhedores, e marcou presença ao final da tarde de hoje (sábado) no pavilhão de Monte Santos para assistir ao encontro entre o Hockey Club de Sintra e o Clube Desportivo de Paço de Arcos. E se porventura houvesse dúvidas quanto ao espectáculo que poderiam ver, cedo tal apreensão se dissipou pela forma com que ambos os conjuntos encararam o encontro; vigor, velocidade, técnica apurada de ambos os lados e muita vontade de vencer. Dois conjuntos (bem) jovens a ilustrar o trabalho que se vai fazendo nos dois clubes com largo historial na modalidade. E talvez por isso, quem eventualmente sentisse saudades dos velhos tempos, no final da partida já nem se lembrasse do passado, tal foram as emoções do primeiro minuto ao último segundo de jogo.
Sintra a controlar bem os movimentos
A primeira parte do encontro teve períodos de largo domínio dos patinadores da equipa de Sintra que obrigaram o guarda-redes adversário, Pedro Alegria, a uma apurada atenção, defendendo sempre com classe, os remates da formação sintrense. A quatro minutos do final, Marcos Pinto inaugurou o marcador para a equipa da casa, mas o Paço de Arcos quase nem deu tempo para saborear a vantagem, já que passados 15 segundos empataria a partida por intermédio do capitão Gonçalo Pestana.
A igualdade (1-1) registada ao intervalo valia sobretudo pela exibição de ambos os guarda-redes, Pedro Alegria (CDPA) e Francisco Veludo (HCS) cotados com uma excelente exibição.
Segunda parte de emoções ao rubro
Para o período complementar, os treinadores José Califórnia e Rui Vieira optaram por fazer algumas alterações relativamente ao cinco que iniciou a partida. O jogo começou mais vivo, e por isso ainda mais rápido, obrigando a dupla de arbitragem a recorrer às cartolinas amarela e azul por diversas vezes, por infracções à margem da lei, penalizando muito mais a equipa visitante.
As constantes alterações no marcador, com o Hockey Club de Sintra a marcar e o Paço de Arcos a empatar (2-2; 3-3; e 4-4; fizeram aumentar as emoções dentro e fora do ringue, com João Lopes apontar o 5.º golo, a dois minutos do final, acabando por valer a vitória e os três pontos em discussão.
No final e rivalidades à parte, foi bonito ver o fair-play de todos os intervenientes na partida, cumprimentando-se e trocando saudações, com o público afecto aos sintrenses de pé para aplaudir os protagonistas de um jogo de hóquei em patins que ficará na memória de todos os que marcaram preesença no pavilhão de Monte Santos.
Marcadores:
Pelo HCS; Marcos Pinto (2), João Martins (2), João Lopes (1)
Pelo CDPA; Alexandre Andrade (2), Gonçalo Pestana, e Ivo Nascimento, 1 cada.
Resultados:
H.C.Sintra – Paço de Arcos, 5-4
Alenquer – Amadora, 9-9
Sesimbra – Física, 1-0
Entroncamento – Vilafranquense, 6-4
Parede – Vasco da Gama, 5-2
U. Nafarros- Cascais (adiado para 7 de Janeiro)
Marítimo – Santa Clara (adiado para 11 de Janeiro).
Classificação:
1.º Física, 26 pontos
2.º Santa Clara, 24
3.º Parede, 21
4.º Cascais, 21
5.º Sesimbra, 20
6.º Paço de Arcos,18
7.º Campo de Ourique,18
8.º Marítimo, 17
9.º HCSintra, 15
10.º Entroncamento,14
11.º Vasco da Gama,14
12.º Alenquer,12
13.º U. Nafarros,10
14.º Amadora, 9
15.º Estremoz, 7
16.º Vilafranquense, 0 pontos.
(fotos: Sintra Desportivo/VS)