sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Agostinho Fernandes "O guardador de muitas memórias"

Podia ser um dos personagens tirado dos poemas de Fenando Pessoa, ou dos seus heterônimos. Guarda os patins como pensamentos, e dos pensamentos podia fazer poemas. E se no dias dos jogos, o ambiente dentro do pavilhão não lhe dá descanso, é no dia-a-dia vivido em Monte Santos que o sossego das paredes e os raios de luz que entram pelas clarabóias lhe permitem a tranquilidade para minuciosamente tratar dos patins de todos os atletas que diariamente utilizam aquele recinto desportivo.
É por isso, uma das figuras do hóquei patinado em Portugal e conta com um vasto palmarés desportivo ao serviço do Sporting, Selecção Nacional e Hockey Clube de Sintra onde está há doze anos. É mecânico, roupeiro, e guarda das instalações de Monte Santos. No clube é respeitado por todos, e todos os que visitam Monte Santos, desde jogadores, dirigentes, ou convidados, respeitam-no pelo seu percurso na modalidade. Confessa que, ter vindo para Sintra foi o melhor que lhe aconteceu até hoje. Agostinho Fernandes é um dos muitos exemplos de dedicação a um clube e a uma modalidade entre outros que existem na Vila Património da Humanidade. Hoje damos a conhecer o outro lado deste Homem e a sua estória de vida.
Uma entrevista que pode acompanhar na íntegra na edição em papel do Sintra Desportivo, desde ontem (5.ª feira) nos locais habituais de leitura em todo o concelho de Sintra...