quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

S. Silvestre da Amadora; Paulo Ramos (Casa Benfica em Agualva) foi o melhor sintrense

Paulo Ramos, da Casa do Benfica em Agualva-Cacém foi o melhor representante sintrense na 34.ª edição da S.Silvestre da Amadora ao cortar a meta na 29.ª posição, numa prova que teve mais de sete centenas de atletas a completar a corrida de 10.000 metros.
No sector masculino, o pódio não teve portugueses, já que a vitória foi para o atleta etíope Imane Merga, seguido do russo Sergei Ivanov, e do marroquino Youssef El Kalay, que representa o FC Porto.
No sector feminino, e depois de vencer no Porto, Sara Moreira, do Maratona Clube de Portugal não foi capaz de repetir a proeza na Amadora, muito por culpa da vencedora, Dulce Félix, do Sporting Clube de Braga que fez uma prova mais inteligente, evitando o desgaste inicial lançado em bases muito rápidas.
A bracarense apanhou o grupo da liderança apenas aos 4 kms, mas não mais largou o comando, batendo as representantes do clube de Oeiras (Maratona CP), Sara Moreira e Anália Rosa que ocuparam todos os lugares do pódio feminino. Ana Dias (Casa do Benfica de Faro) e uma das atletas que mais tem participado na competição, classificou-se em 4.º lugar.
A queniana Elisabeth Rumokol, 5.ª classificada, as russas Galina Ivanova (7.ª) e Inna Polluskhina (8.ª) foram as grandes derrotadas na Amadora.
O atleta olímpico Rui Pedro Silva (Maratona), um dos favoritos ao triunfo e recente vencedor da Volta ao Funchal, dado como certo na prova, afinal não compareceu à partida da mais emblemática corrida de S.Silvestre portuguesa e uma das melhores do Mundo.