terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Projeto da Escola de Judo Dr. Rui Grácio chega ao fim

Paulo Nogueira, responsável pelo projeto iniciado em 2000 na freguesia de Montelavar, divulgou em comunicado o terminus formal daquela unidade formativa de judo. Fica um excerto do comunicado.

«Depois de fechar as portas em julho de 2011, várias vezes me passou pela cabeça escrever algumas linhas sobre a história do Judo em Montelavar – Sintra, no entanto e por força das circunstâncias tal vontade nunca se concretizou.
Se no início, a vontade era criticar todas as instituições desportivas escolares e concelhias, passados estes cinco meses, e depois de amadurecer algumas ideias parece-me de bom tom aproveitar este espaço não só para criticar, mas também para agradecer e sobretudo mostrar o que de bom foi feito pelo judo em Montelavar. (...)
«Nos últimos cinco anos fomos um dos melhores, senão o melhor clube do concelho de sintra em termos de resultados desportivos e o segundo clube do concelho com maior número de praticantes, tendo chegado perto das sete dezenas de atletas federados no ano de 2007. 
Em 2010 ficámos classificados no décimo lugar do ranking da Associação Distrital de Judo de Lisboa, em 84 clubes, sendo que para apurar esta classificação foram utilizados inúmeros indicadores, tais como: número de atletas federados, resultados desportivos, atletas de alto rendimento, número de treinadores e árbitros, etc.
A participação em três dezenas de torneios e atividades anuais, para além da organização de uma competição para os escalões mais jovens com perto de uma centena de atletas, tendo ultrapassado os cento e vinte atletas na IV edição realizada em junho do presente ano, são factos reveladores do crescimento desta modalidade em Montelavar. (...)
«A integração do projeto no Desporto Escolar e no Projeto Educativo de Escola teve o seu terminus em setembro de 2007, por falta de bom senso, sensibilidade e responsabilidade por parte de quem tomava decisões nas estruturas de apoio do Desporto Escolar, pois no ano letivo anterior a Escola de Judo Dr Rui Grácio tinha sido a escola sede da associação escolar de judo, tendo organizado e coordenado inúmeras actividades em estreita colaboração com a Federação Portuguesa de Judo.
No entanto, o apoio regular da ADESintra, associação desportiva escolar de inegável valor para o desenvolvimento do desporto no concelho de Sintra, foi fundamental para o desenvolvimento do Judo em Montelavar, verificado desde 2005 até 2009, altura em que também, e mais uma vez, por falta de bom senso, responsabilidade, desconhecimento da realidade vigente e falta de orientação política para um projeto desportivo concertado para o concelho foi-nos retirado abruptamente esse apoio pela Câmara Municipal de Sintra, depois de termos sido homenageados pela mesma autarquia, na gala do desporto realizada em setembro de 2009.
Apesar de nos ter retirado os apoios da ADESintra, a Câmara Municipal de Sintra ao abrigo do apoio ao associativismo continou a apoiar os atletas de Sintra deste clube através do pagamento da inscrição e revalidação dos mesmos na Associação Distrital de Judo de Lisboa. (...)
«O cansaço e alguma desmotivação do responsável, pela não entrada de novos alunos no projeto, devido ao facto do Judo ter deixado de fazer parte das modalidades do Desporto Escolar da Escola, para além de incoerência e descontinuidade dos apoios das estruturas desportivas escolares e autarquicas levou a que este projeto terminasse em julho de 2011.»