sábado, 9 de maio de 2009

Basquetebol- Taça Nacional Feminina; Algueirão/ADESintra garante 1.º lugar na Zona Sul e nas 1/2 finais da prova de Cadetes

Algueirão/ADESintra e Quinta dos Lombos (1.º e 2.º em igualdade pontual) jogaram mais de 1hora e 30 minutos na partida que esta tarde se disputou no pavilhão da Escola Maria Alberta Menéres e relativa à penúltima jornada da Taça Nacional de Cadetes Femininos (sub-16).
O tempo de duração do jogo é demonstrativo como foi necessário recorrer a todos os descontos de tempo e substituições, que somado às inúmeras interrupções pela forma intensa como foi jogada a partida resultaram em momentos de grande emotitividade não só dentro das quatro linhas como nas bancadas, onde as claques de forma saudável "puxaram" cada qual pela sua equipa.
Sintrenses com vantagem nos intervalos
Só ao fim de dois minutos o marcador funcionou e para o lado das sintrenses que marcaram através de dois lances livres e apenas um concretizado. De resto, a diferença foi andando sempre nos dois/três pontos de vantagem, levados até final do 1.º primeiro período (15-13).
No reatamento, a equipa dos Lombos marcou na saída empatando (15-15), todavia, a turma das estudantes rapidamente passou para a frente, chegando aos 21-15. As cascalenses foram rectificando posições e depois de um largo período de desacerto das raparigas do Algueirão ( 4 minutos sem marcar) voltaram aos pontos e mantiveram a vantagem sa saída para o intervalo (27-24).
O 3.º período foi o melhor das sintrenses chegando a ganhar uma vantagem de 9 pontos (37-28), terminando a vencer com o parcial de 41-33. Na saída para os derradeiros dez minutos, o conjunto dos Lombos foi muito mais forte a pressionar e chegou ao empate (43-43) e mais à frente à vantagem de 47-45, quando o relógio entrava na contagem decrescente para os 3 minutos finais. Empolgadas com o apoio do seu público, as jogadoras da freguesia de Carcavelos jogavam cada vez mais motivadas ganhando vantagem nas tabelas e na luta directa de uma-para-uma.
Todavia, o somatório de faltas acabou por prejudicar a equipa que sofreu no último minuto três lances livres de dois pontos, embora as sintrenses tenham apenas concretizado dois em seis. Mas como estava tudo a ser decidido em pequenos pormenores, foram esses que acabaram por dar vantagem final ao Algueirão ADESintra por 49-46.
Com esta vitória, a turma das estudantes garantiu o 1.º lugar da Zona Sul e o acesso directo às meias-finais da prova. Quanto ao Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos resta-lhe agora segurar o 2.º lugar o que não lhe será difícil, já que recebe na derradeira jornada, o Atlético SC/BVRM lanterna-vermelha da prova. Jogará depois para um dos lugares em aberto das 1/2 finais.
(Foto: Exclusivo Lançar Ideias, Lda/VS)
DR