segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

"III Kagami Biraki" da Escola de Judo Dr. Rui Grácio – Montelavar

Kagami Biraki significa “Polir o Espelho” ou “Abrir o Espelho”. É uma Festa Tradicional Japonesa que se efectua em todos os Dojos (Escolas), no último sábado do mês de Janeiro, por ocasião da passagem de Ano Novo, no Oriente. A sua origem perde-se na noite da eternidade dos tempos, na remota tradição do antigo Japão feudal (séc. XV) e o objectivo é o da renovação do espírito para o ano novo. É uma festa em que todos participam, em que os praticantes convidam as famílias e os amigos a assistir a uma pequena amostra do que é a prática de treino no dia-a-dia, no seu Dojo. Esta celebração é utilizada para reforçar o espírito de grupo e ligação com o seu Sensei (Mestre).
Pelo terceiro ano consecutivo a Escola de Judo Dr. Rui Grácio realizou o seu Kagami Biraki, não no início do ano como manda a tradição, mas no final de mais um ano de luta e conquistas significativas com uma presença maciça de atletas e familiares em cima do Tatami (tapete), e mais ainda após o treino quando se iniciou o lanche, onde tivemos perto de 80 pessoas.
Esta cerimónia teve mais de significativo quando se sabe que a Câmara Municipal de Sintra vai deixar de apoiar a ADESIntra naquele que era o seu papel no desenvolvimento desportivo do Concelho, comprometendo seriamente a continuidade deste e de outros projectos de sucesso em Sintra.
No final, e naqueles que participaram, ficou a certeza de que o elo de união, que já existia entre os alunos e o Mestre, se estreita, trazendo a garantia de que o ano de 2010 vai ser fértil, apesar de todas as contrariedades previsíveis.
(Informação e foto disponibilizada pelo clube)