quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Junta de Freguesia de S. Marcos assinala "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência"

A Junta de Freguesia de S. Marcos prepara-se para celebrar neste sábado, dia 5 de Dezembro, no Centro Carlos Paredes, Lúdico, Cultural e Desportivo, o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência" através da realização de várias acções desportivas.
Embora o “Dia Internacional” seja comemorado a 3 de Dezembro, o sábado aparece assim no calendário mais disponível para todos, quer os participantes, quer o público, e que organização espera que que compareça. «Isso é o que esperamos, até para sensibilizar todos os cidadãos para as diferenças dos que têm que superar outras barreiras» adianta ao Sintra Desportivo, Carlos Silva, o Vogal do Desporto da junta de freguesia promotora com início pelas 9h30, terminando por volta das 17h30, o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”.
«PROMOVER O DESPORTO EM GERAL»
Esta é a primeira iniciativa da Junta de Freguesia nesta área e resulta de um estudo dos técnicos e estagiários da refererida junta, em colaboração com as associações que integram pessoas com deficiência. «Queremos promover o desporto em geral, e as pessoas com deficiência não devem ser esquecidas, porque merecem a nossa admiração. Este dia, vai ser para nós uma festa, e também para todos os participantes, até porque vamos contar com a presença de atletas paraolímpicos, quer no atletismo, quer noutras modalidades» adianta ainda Carlos Silva.
Durante o dia será possível ainda ouvir o relato do dia-a-dia destas pessoas, como praticam as suas modalidades, e por último experimentá-las com as suas limitações. Esta será uma iniciativa com muitas emoções onde poderão ser experimentadas as seguintes modalidades: Ténis adaptado, Remo Indoor, Boccia, Goalboll, Judo para Cegos, Futebol para Cegos, Atletismo, Slalom e Tiro com Arco.
Programa
09:00 – Recepção das Instituições e atletas convidados
09:30 – Judo e Goalboll (história, como praticar, regras, seus benefícios)
10:00 – Mini jogos de Judo e Goalboll
10:45 – Coffe Break
11:00 – Futebol e Atletismo (história, como praticar, regras, seus benefícios)
11:30 – Mini jogos de Futebol e Atletismo
12:00 – Escalada destinada a Cegos
12:30 – Intervalo para Almoço
14:00 – Recepção das Instituições e Atletas convidados
14:30 – Remo e Ténis (história, como praticar, regras, seus benefícios)
15:00 – Mini jogos de Remo e Ténis
15:45 – Coffe Break
16:00 – Boccia, Slalom e Tiro com Arcos (história, como praticar, regras, seus benefícios)
16:30 – Mini jogos de Boccia e Slalom
17:30 – Fim da Actividade