quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

1ª Edição Torneio de Goalball

Rio de Mouro será palco da realização pioneira de um torneio de Goalball, modalidade inerente a praticantes com deficiências visuais. Será já no próximo dia 22 que a Escola Secundária Leal de Câmara acolherá o evento.

A realização desta iniciativa prende-se directamente com um esforço para promover e divulgar a modalidade, com vista ao alargamento do seu número de participantes no concelho, de modo a proporcionar bases sustentáveis para o crescimento do desporto. A modalidade encontra a sua génese no pós-Segunda Guerra Mundial, quando foi necessária a criação de uma actividade desportiva para os combatentes que sofreram danos irrecuperáveis na sua visão.

O Goalball joga-se com uma bola de grande dimensões, que contém no seu interior peças metálicas (ou guizos), que produzem ruídos quando a bola se movimenta, de modo aos jogadores, através da audição, aperceberem-se da sua localização. O objectivo é que o jogador de uma equipa arremessa a bola e que esta entre na baliza adversária, onde estará um jogador contrário para a defender, placando-a. Para o êxito do jogo, é fulcral que seja acompanhado por um silêncio absoluto, com vista ao correcto desempenho dos seus praticantes. É disputado por duas equipas com três jogadores cada, num pavilhão indoor, onde o jogo tem a duração total de 14 minutos, dividido em duas partes de 7.

Como já foi supramencionado, o torneio realiza-se das 14h00 às 22h00, no pavilhão da Escola Secundária Leal de Câmara, em Rio de Mouro, no próximo dia 22. |DP