sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Enduro 2011: Luís Oliveira ambiciona mais títulos

O campeão nacional de enduro revelou que nesta temporada vai correr ao volante de uma Yamaha YZ125. Em retrospectiva o piloto sintrense avaliou a época passada e anunciou os objectivos para este ano.

Após ter conquistado os títulos nacionais no campeonato de enduro e no regional de motocross, os terceiros lugares nas competições europeia e no campeonato de motocross elite MX2, Luís Oliveira garante que a época passada correu «muito bem». Para esta época, o piloto de 18 anos vai apresentar-se ao comando de uma Yamaha YZ125. A adaptação à nova mota está melhor a cada dia. «Conduzir uma 125 é muito diferente daquilo que estava habituado, a YZ250, mas vou conseguir adaptar-me e andar mais rápido, se esta temporada correr igual à última será óptimo», afirmou Luís Oliveira.

Em declarações ao Sintra Desportivo, o pilloto fez uma retrospectiva sobre o desfecho das provas de 2010. «O campeonato nacional de juniores foi fácil, ganhei tudo», relembra enfatizando que a sua superioridade técnica foi o maior trunfo na competição com os outros pilotos em prova. «Pratico enduro desde muito cedo, comecei com 16 anos quando normalmente só acontece mais tarde pelos 18, por isso tenho evoluído bastante e hoje já me consigo bater com os pilotos de elite», explicou o jovem sintrense acrescentando que «competir com juniores é sempre mais fácil porque tenho qualidade de sénior». Quanto ao campeonato europeu, Luís Oliveira já reconhece maior fraqueza. «É mais complicado e puxado além disso o nível de competitividade ser muito superior, temos que trabalhar muito para conseguir o primeiro lugar», afirmou explicando que o objectivo era conquistar um lugar entre os dez primeiros. «Nunca pensei que ia ficar entre os três primeiros classificados no europeu», concluiu. O último campeonato de 2010, o nacional MX2 elite, foi encarado como um teste para 2011. «Não íamos para fazer o campeonato até ao fim mas como estávamos bem classificados concluímos a prova», referiu Luís Oliveira que conquistou o terceiro lugar no pódio na competição que decorreu entre Setembro e Novembro. A nível regional a performance foi a melhor. Luís Oliveira sagrou-se campeão de motocross elite e MX2. A primeira «foi uma prova difícil, a minha mota era um pouco inferior às dos outros participantes» mas a segunda «foi uma vitória mais tranquila». Este ano não vamos ver Luís Oliveira nas competições nacionais por incompatibilidade de calendário e dos títulos alcançados nas provas nacionais e europeias. «Gostava de participar mais em campeonatos de MX2 motocross mas a participação nacional, europeia e mundial de enduro estão em primeiro lugar nos meus objectivos», revelou o piloto. A primeira prova, pautavel para o campeonato nacional, decorrerá dia 30 em Braga.

Luís Oliveira integra este ano a equipa CRN Yamaha MotoFundador, de Guimarães. O piloto agrade a todos os que o apoiaram na performance em 2010 e que apostam nele este ano: Pedro Mariano, presidente da Comissão de Enduro, os pais, António Oliveira e Ana Cristina Anjos, Romeu Miranda, responsável pela imagem, Pedro Caixeiro, mecânico, e obviamente à equipa da qual faz actualmente parte, à MotoBelas, VTC herdeiros, Espaço Concept, Centelem, Restô Chapitô e Vitart. |VF