quinta-feira, 1 de julho de 2010

Basquetebol- novos órgãos sociais da Federação Portuguesa tomaram posse

Os novos corpos sociais da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), eleitos para o quadriénio 2010/2014, a 05 de Junho, foram empossados no passado dia 29, numa cerimónia que decorreu na Câmara Municipal de Lisboa (CML).
O presidente Mário Saldanha continua à frente dos destinos da FPB como presidente da direcção, mas a Assembleia Geral (AG) regista a saída de um dirigente histórico, Armando Rocha, que presidia àquele órgão há 24 anos.
Mário Saldanha, presidente reeleito, enalteceu a existência de "duas candidaturas aos órgãos sociais e a primeira eleição que decorreu de acordo com o novo regime jurídico das federações".
Lembrou ainda que "as associações, que detinham 70 por cento da AG", passaram agora para metade, o que se repercutirá numa cultura mais aberta, global, abrangente e plural e numa maior representatividade dos agentes e do clubes e num consequente contributo mais activo destes para um basquetebol melhor".
Além da Mesa da AG e da Direcção, tomaram posse na Sala do Arquivo da CML os membros dos restantes órgãos, o Conselho Fiscal, presidido por Joaquim Camilo, o Conselho Disciplina por Jorge Sarmento, o Conselho de Justiça, por Rui Bandeira, e o Conselho de Arbitragem, por Rui Valente.
Presentes à cerimónia, além de inúmeros presidentes de associações e federações, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, o presidente do Instituto de Desporto de Portugal, Luís Bettencourt Sardinha, o antigo campeão olímpico da maratona, Carlos Lopes, o "magriço" José Augusto, o vereador do desporto da CML, Manuel Brito, e o médico Gentil Martins, entre outros.