quinta-feira, 15 de julho de 2010

Futebol- árbitros do distrito de Braga dispostos a não iniciar actividade em 2010/2011

Apesar da noticia não dizer respeito ao futebol distrital lisboeta, logo, ao concelho de Sintra, não deixa de ser curiosa a posição dos árbitros de futebol do distrito de Braga, que anunciaram ontem (4.ª feira) em comunicado que não vão iniciar a actividade nos respectivos campeonatos distritais da época 2010/11, invocando razões fiscais.
Segundo uma nota enviada à imprensa, os núcleos de árbitros do distrito de Braga (Ave, Barcelos, Braga, Fafe, Famalicão e Guimarães) decidiram-se por esta tomada de posição devido a questões de fiscalidade, considerando que "neste momento é obrigatória a colecta de árbitros jovens em formação, tendo os mesmos de passar recibos verdes de valores insignificantes, perdendo por esse motivo o direito a bolsas de estudo e abono de família".
Os dirigentes da arbitragem bracarense consideram esta forma de protesto "contra um procedimento fiscal que é injusto para os árbitros em formação e que pretendem enveredar por uma carreira na arbitragem, afastando-os inevitavelmente da actividade, com prejuízo directo para o desporto amador, regional e nacional".
Os árbitros bracarenses lembram ainda a promessa de resolução da questão feita há quatro anos pela Administração Fiscal e Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.
Os núcleos decidiram também que, se esta situação não for resolvida, não participarão no recrutamento e formação de novos árbitros. Uma posição para já de uma região, mas que se pode alargar a outros núcleos e distritos do país...
(Imagem da notícia retirada de: sportspartner.pt)