quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atletas lusos vice-campeões de shorinji-kempo europeus no Mónaco

Seleçao Nacional de Shorinji Kempo acompanhada pelo Coordenador
Técnico Europeu Sensei Hiroshi Aosaka

Cristina Carriço e Carlos Henriques sagraram-se vice-campeões europeus de shorinji-kempo na 6.ª edição da maior prova europeia que ocorreu nos passados dias 4 e 5 de Junho no Mónaco.

A Selecção Nacional desta arte marcial japonesa alcançou no Mónaco um conjunto de resultados muito bom, tendo em conta que se apresentava com doze atletas (cinco mulheres e sete homens) na sua maioria com pouca experiência, muitos deles estreantes em grandes competições (Europeus ou Mundiais). A equipa nacional foi orientada pela directora técnica nacional, a própria Cristina Carriço, contando com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Shorinji Kempo (FPSK), Carlos Ramires, e dos vice-presidentes José Araújo e Paulo Maposse Silva. Esta Selecção Nacional teve representações da Associação de Shorinji Kempo de Sintra através do par feminino Sílvia Costa e Diana Dinis (1.º Dans), praticantes dessa associação e estreantes nas competições internacionais, e do Mestre José Araújo (5.º Dan), o Coordenador Técnico da Associação e responsável pela escola de Barcarena.

Os resultados da selecção portuguesa, nas respectivas categorias, foram:
2.º Lugar -Cristina Carriço/Carlos Henriques (cinto negro, 3.º dan e acima);
2.º Lugar oficioso - Sílvia Costa/Diana Dinis (cinto negro, graduação de 1.º e 2.º dan). 
  • Nota: este par foi 2.º classificado em femininos na sua categoria, não sendo considerado vice-campeão por a classificação ter sido dada em conjunto com outras categorias femininas;

4.º Lugar - Tânia Santos/Luís Machado (graduação de Kyu, abaixo de cinto negro);
5.º Lugar - Sofia Martins/Luís Gouveia (graduação de Kyu, abaixo de cinto negro);
7.º Lugar -Sérgio Gaspar/Manel Santos (cinto negro, graduação de 1.º e 2.º dan
  • Nota:  este par terminou em 3º lugar mas sofreu uma penalização de 10 pontos, descendo ao 7.º posto;

8.º Lugar -José Ferreira/André Santos (cinto negro, graduação de 1.º e 2.º dan).

A FPSK apresentou ainda oficialmente a sua candidatura à organização do VII Campeonato Europeu de Shorinji-Kempo em 2015 (primeiro em Portugal), que deverá discutir com a candidatura espanhola.