terça-feira, 14 de junho de 2011

Caminhada sensibiliza para a Diabetes

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) promove, no dia 19 de Junho, pelas 10h00, em Sintra, uma caminhada de 13 Km com o objectivo de desmistificar a Diabetes e de sensibilizar a população para a Doença, num quadro de partilha de experiências entre os participantes.

Depois do sucesso da última caminhada, do dia 29 de Maio, no Parque Natural da Arrábida, com a participação de mais de 40 pessoas, a AJDP organiza uma nova caminhada, agora em Sintra. O ponto de encontro está marcado para a Malveira da Serra, na rua Francisco Correia Nunes, junto ao largo do Chafariz, pelas 10h00. Para participar na caminhada, que apresenta um desnível máximo de 390m, é necessário levar calçado e roupa confortáveis e adequados ao percurso, protector solar, água, comida para lanche e almoço e suplementos para eventuais hipoglicémias. O itinerário, que inclui a passagem pela Serra da Lua e pelo Convento dos Capuchos, não é recomendado, pelo seu nível de exigência, a crianças com menos de 10 anos. As inscrições podem ser efectuadas através do e-mail betamata@gmail.com ou pelo 966228860, indicando o número de participantes e respectivas idades e contacto telefónico. (Fonte: AJDP)

Nota
A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal existam mais de 980 mil portugueses com diabetes, 44% dos quais não diagnosticados. A doença afecta ainda perto de 2600 jovens entre os 0 e os 19 anos de idade (Dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2010).