terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Associativismo- União 1.º de Dezembro assinalou 129.º aniversário

Fundada no dia 1 de Dezembro de 1880, com o nome de Sociedade Filarmónica União 1.º de Dezembro, tinha a Sede Social na rua com o mesmo nome, em S. Pedro de Sintra, local de grandes realizações culturais e recreativas, cujos membros tinham a alcunha de "Os papo-secos" numa rivalidade da época com outra "Filarmónica", esta dos Aliados, alcunhados de "Caracóis".
Hoje os tempos mudaram, e "Os Aliados" lá continuam com a sua Banda, e a União 1.º de Dezembro abandonou a "Filarmónica" e hoje é um clube dedicado 100% ao futebol masculino e feminino, com três centenas de atletas em todos os escalões, sendo as suas Escolas reconhecidas pela qualidade social e desportiva, assim como a formação feminina, a fornecer a equipa principal de futebol, já nove vezes (!) campeã nacional e vencedora de três Taças de Portugal.
«Esta não é altura para desertar»
O clube presidido por Fernando Cunha assinalou nesta tarde de 3.ª feira, o 129.º aniversário com uma Sessão Solene, ocasião para agraciar os associados que completaram 25 e 50 anos de filiação. Uma cerimónia onde marcou presença o vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Marco Almeida que na sua intervenção destacou o papel dos dirigentes dos clubes e Instituições do Concelho, em especial os da colectividade aniversariante. «É nestas cerimónias que devemos reconher o passado e o trabalho de todos os dirigentes que ajudaram a construir este clube» começou por afirmar. «É verdade que muitas vezes são sempre os mesmos, muito poucos, a trabalhar para muitos. Sabemos das dificuldades - cada vez maiores- mas é tempo de arregaçar as mangas, e não ficar em casa, porque esta não é altura para desertar» alertou o autarca.
De referir que na Mesa de Honra marcaram ainda presença, o presidente da Mesa da Assembleia-geral, José Nascimento, o presidente do Conselho de Arbitragem da AFL, José Luís Vital, o presidente da Junta de Freguesia de Colares, Rui Santos, o presidente da direcção do clube aniversariante, Fernando Cunha, e o vogal da direcção da AFL, Adriano Filipe.
Dos clubes convidados, apenas o Sporting Clube de Lourel fez a entrega de uma lembrança, assim como o Núcleo de Árbitros da Linha de Sintra.
(Foto: Sintra Desportivo/VS)
DR