quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Atletismo- S. Silvestre da Amadora; a noite de todas as estrelas no fim de ano

Valerij Szonerovics (Letónia) vencedor do recente Prémio do Natal, em Lisboa, engrossa o lote dos favoritos para o triunfo na 35ª São Silvestre da Amadora, que se efectua esta 5.ª feira, dia 31 de Dezembro na cidade jovem. Porém existem outros nomes bem cotados para ganhar na Amadora, como, os portugueses José Rocha (Maratona) e Eduardo Mbengani, da Conforlimpa (respectivamente 6.º e 7.º no recente Europeu de corta-mato, em Dublin).
A revelação da época passada - distinção que foi atribuída pela prestigiada Revista Atletismo- José Moreira (Cyclones/Sanitop), atleta de 29 anos, e que se sagrou campeão nacional dos 10.000 metros, é outro dos candidatos às posições cimeiras nesta prova.
José Ramos (Conforlimpa), que também integrou a equipa nacional no europeu de Dublin (vencedor da S. Silvestre de Lisboa), voltará Amadora, juntamente com os seus colegas de equipa Manuel Damião, Hélder Ornelas e Licínio Pimentel, sem dúvida o grupo – a par do Maratona – mais forte para a conquista do troféu colectivo.
Pedro Ribeiro (Maia) também está de regresso, aliando-se a Hermano Ferreira (Maratona), Luís Pinto e António Travassos (ambos do Sporting).
SARA MOREIRA PRINCIPAL FAVORITA NAS MULHERES
No sector feminino, Sara Moreira, do Maratona Clube de Portugal, (10ª no europeu de crosse, integrando a formação lusa que conquistou mais uma medalha de ouro), é a principal favorita entre as inscritas, onde pontitica ainda o nome da sua companheira de clube, Mónica Rosa, outros dos nomes candidatos ao pódio.
que vão ser ovacionados por cerca de 70.000 pessoas, as que normalmente assistem a esta competição de alto nível.
Organizada pelo Desportivo Operário Rangel, a competição tem os apoios significativos da Câmara Municipal da Amadora, do Hipermercado Continente, e SMAS de Oeiras e Amadora.
As partidas estão marcadas para as 18 horas (femininos) e 18,10 (masculinos), numa noite que apesar das previsões meteorologicas, esperam-se muitos milhares de pessoas ao longo de todo o trejacto de 10.000 metros, num ambiente de autêntica festa da corrida...
(Foto: Sintra Desportivo/VS)
DR