quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Atletismo- 35.ª S. Silvestre da Amadora apresentada à Imprensa

Considerada uma das melhores da Europa, a S. Silvestre da Amadora volta este ano a reunir alguns dos melhores corredores nacionais, quer no sector masculino, quer no feminino.
Na apresentação da prova que decorreu ao início da tarde de hoje (5.ª feira), foram avançados os nomes (já confirmados) de José Rocha (Maratona), Eduardo Mbengani (Conforlimpa), Sara Moreira, e Mónica Rosa, ambas do Maratona Clube de Portugal.
A competição deste ano- a 35.ª edição- conta ainda com a revelação da época passada, José Moreira (Cyclones/Sanitop, que se sagrou campeão nacional dos 10.000 metros.
José Ramos (Conforlimpa), que também integrou a equipa nacional no europeu de Dublin, voltará Amadora, juntamente com os seus colegas de equipa Manuel Damião e Hélder Ornelas.
Pedro Ribeiro (Maia) também está de regresso, aliando-se a Hermano Ferreira (Maratona) na luta pelas primeiras posições do pódio.
Relativamente aos atletas estrangeiros, decorrem ainda negociações para trazer outras estrelas para o fim de ano na Amadora.
FINAL MAIS “DESCANSADO” COM … MASSAGENS
Com o apoio da EMMA – Escola de Massagem e Motricidade Aplicada (www.emma.com.pt), ligada à formação de massagistas e outros técnicos na área da saúde, vários fisioterapeutas e massagistas estarão disponíveis no final da corrida para prestar ajuda na descompressão, sobretudo dos principais atletas. Um parceiro de peso que é novidade nesta passagem do 35º aniversário.
PARCERIAS CONTIMUAM APESAR DA CRISE
Apesar das dificuldades que se vão sentindo ao nívelo dos apoios financeiros, a Câmara Municipal da Amadora, Serviços Municipalizados de Oeiras e Amadora, Águas São Silvestre, a que se juntam quatro Juntas de Freguesia do concelho da Amadora, permitem manter o elevado nível competitivo, mercê de uma grelha atractiva de prémios aos melhores classificados
De salientar ainda o extraordinário apoio prestado pela Polícia de Segurança Pública da Divisão da Amadora, bem como do Clube de Motards da Amadora e do Clube dos FIAT 600/500 – que abrirão o cortejo e darão a volta de honra a anunciar que os atletas estão quase a chegar – a Cruz Vermelha, Delegação da Amadora, os Bombeiros Voluntários da Amadora e tantos outros que, com pouco, fazem muito.
RUI SILVA E CIDÁLIO CAETANO HOMENAGEADOS
A exemplo dos últimos anos, a Câmara Municipal da Amadora e o Desportivo Operário Rangel, voltaram a homenagear dois vencedores da corrida. Este ano, as escolhas recaíram no antigo corredor do Benfica, Cidálio Caetano (vencedor em 1980), e no internacional e campeão nacional e olímpico, Rui Silva (Sporting) vencedor da edição de 2001.
Por último, refira-se que na Mesa de Honra marcaram presença, o presidente da autarquia amadorense, Joaquim Raposo, o presidente da AAL, Marcel Almeida, o presidente do Operário Rangel, João Vedor, o Director da Loja Continente da Amadora, Jorge Ferreira, e o Admistrador dos SMAS Oeiras e Amadora, Agostinho Marques.
As inscrições estão abertas até ao dia 28 e devem ser efectuadas (via CTT) para Xistarca, Lda. Calçada da Tapada, 71-A, 1349- 012 Lisboa, ou por E-mail: xistarca@1986.sapo.pt
Informações pelo telefone 21 361 6160.
(Foto: Ventura Saraiva/VS)
DR