domingo, 21 de março de 2010

Atletismo- 20.ª edição da Meia Maratona de Lisboa superou todos os recordes

«A meia maratona não é só o recorde do mundo. É a festa da família»
Numa manhã magnífica, sol radioso, a anunciar a Primavera, Zersenay Tadese, premeteu e cumpriu ao bater o recorde do Mundo da meia maratona, ao registar o tempo (já oficial) de 58.23 minutos na 20.ª edição da prova lisboeta, disputada entre Algés e o Mosteiro dos Jerónimos, com passagem pela Baixa lisboeta. O atleta da Eritreia estabeleceu ainda a melhor marca mundial dos 20 quilómetros estrada, numa edição em que contou com a presença de milhares de corredores de todas as idades, especialmente na "mini-maratona" um traçado de quaase oito quilómetros entre a praça da portagem na Ponte 25 de Abril e o Mosteiro dos Jerónimos, local da chegada.
«A meia maratona não é só o recorde mundo. É também a festa da família» sublinhou Carlos Móia, o presidente do Maratona Clube de Portugal, organizador da competição, na conferência de imprensa final, e que reuniu na mesma mesa, o Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, o presidente da IAAF, da FPA, Fernando Mota, da C.M. Lisboa, António Costa, o vencedor da corrida, e a melhor portuguesa, Fernanda Ribeiro (3.ª da geral), entre outros.
A prova feminina foi ganha com grande à vontade pela queniana Peninah Arusei, com mais de dois minutos de vantagem sobre a etíope Askale Tafa. No sector masculino, Hermano Ferreira, do Maratona Clube de Portugal foi o melhor português com o registo de 1:03:38' (12.º).
Na prova CTT- Cadeira de Rodas, o vencedor foi o suíço, Marcel Hug, com o registo de 43 m e 04 segundos, com o melhor português (Alberto Batista), a classificar-se no 6.º lugar (50:35').
Sandra Hager (Suíça), foi a melhor no sector feminino, com 57:03'.
(Fotos: Sintra Desportivo/VS)
DR