Rafael Reis regressou aos triunfos uma semana após a dupla consagração nos campeonatos nacionais de estrada onde somou o título de campeão júnior de fundo e de contra-relógio. Com as cores nacionais na camisola, o corredor do Crédito Agrícola/Alcobaça CC impôs-se de forma segura no Troféu Ibérico de Júniores após preceder, com 4m14s de avanço, a concorrência finda a prova de 82 quilómetros entre Santa Maria (Sintra) a Montelavar.
Ao contrário da corrida dos Nacionais, na qual esperou pela segunda metade da prova para sair do pelotão, desta feita Reis manifestou a sua presença desde as primeiras escaramuças isolando-se na companhia de Samuel Magalhães (Vulcal/Inplenitus) e Ricardo Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP). Com a ameaça do pelotão, Reis esperou pela subida às Areias para se destacar em definitivo começando a construir um avanço folgado até à meta. A média da prova, com um percurso acidentado, cifrou-se nos 38.710 km/h.
A resposta dos demais adversários não se fez esperar tendo saído em busca do natural de Palmera novamente Ricardo Ferreira e Joaquim Silva, ambos do Silva&Vinha/ADRAP. Já na parte final, Samuel Magalhães voltou a esforçar-se por se isolar na companhia de André Carvalho (Trevomar-EC Fernando Carvalho). O pelotão chegou comandado por José Gonçalves (CC Barcelos-AFF) a 8m04s do vencedor.
O Troféu Ibérico de Júniores contou com a presença de 87 ciclistas.
CLASSIFICAÇÕES
Santa Maria (Sintra) – Montelavar, 82 km
Média de 38.710 km/h
1º Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça), 2h07m06s
2º Ricardo Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP), a 4m14s
3º Joaquim Silva (Silva&Vinha/ADRAP), mt
4º Samuel Magalhães (Vulcal/Inplenitus), a 6m53s
5º André Carvalho (Trevomar/EC Fernando Carvalho), a 6m57s
6º José Gonçalves (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos), a 8m04s
7º Paulo Gonzalez (Expert/Aguas de Mondariz), mt
8º Fábio Leaça (Munditubo/SGR Ambiente/Paio Pires), mt
9º José Martins (CC Tavira), mt
10º Carlos Ribeiro (Silva&Vinha/ADRAP),mt
(Texto e foto: UVP/FPC)