quinta-feira, 16 de abril de 2009

Aniversário- Escola Básica 2,3 Dr. Rui Grácio de Montelavar (Sintra) comemora 25 anos dia 19 de Abril

VINTE E CINCO ANOS DE ESCOLA. VINTE E CINCO ANOS DE VIDA
No dia 19 de Abril, do corrente ano, a Escola Básica 2,3 Dr. Rui Grácio celebra as Bodas de Prata.
Há vinte e cinco anos a Escola era pequenina: três pavilhões, dois anos de escolaridade, uma dezena de turmas, um punhado de professores e poucos funcionários.
Cresceu.
Recebeu cada vez mais alunos. Chegou aos mil. Passou do milénio.
Durante estes 25 anos experimentaram-se vários modelos pedagógicos: fomos pioneiros na Reforma Educativa, exímios na Área-Escola, arrojámo-nos na arte cénica, na fotografia, na escultura, na preservação do meio ambiente, na pintura, no desporto escolar, na dança, ….
Lançámo-nos em projectos. Concorremos. Empenhámo-nos de corpo e alma. Saímos vencedores. Vieram os Apoios Educativos, as Escolas Agrupadas, os Percursos Alternativos e os Cursos de Educação e Formação. E, muitos dos alunos, candidatos ao abandono escolar, regressaram, deixando-se conduzir pelo propósito que move a Escola: formar cidadãos conscientes e activos para o mundo.
Para além do edifício que vai resistindo à passagem do tempo, foram 25 anos de trabalho árduo, de projectos concretizados, de amizades ganhas, de lutas desenfreadas e entregas plenas.
Parabéns à Gente da nossa Escola, que do pequeno fez grande, que desbravou caminhos e moldou mentalidades com lemes tão pequenos!...
Parabéns, Escola Básica 2,3 Dr. Rui Grácio!!!
Ψ
PSII

(Texto de Inês Carvalho e Isabel Gama)