segunda-feira, 27 de abril de 2009

Hóquei em Patins- nacional de Juvenis; HC Sintra vence o Estremoz e espera pela "Luz"

Na penúltima jornada do Campeonato nacional de Juvenis (1.ª Fase), o Hockey Club de Sintra recebeu no pavilhão de Monte Santos a turma alentejana do Futebol Clube Estremoz e venceu por 6-1. Uma vitória que permite manter a esperança da qualificação para a fase seguinte, embora, face às estatísticas, a tarefa seja de enormíssima dificuldade. É que tudo se vai decidir na Luz frente ao líder, Benfica, que apenas consentiu um empate em toda a competição.
Na Margem Sul, o Sesimbra, 2.º classificado com os mesmos pontos que a equipa sintrense desloca-se a Estremoz e não deve por isso deixar fugir a oportunidade de seguir em frente.
Hugo Garcia foi o pilar da vitória
Apesar de ocupar o último lugar da tabela classificativa, o Estremoz foi uma agradável surpresa no pavilhão de Monte Santos, obrigando a equipa orientada por João Baltazar a grande disciplina de jogo e muito sacrifício para chegar à vitória. E não fora a grande exibição do guarda-redes Hugo Garcia, o resultado final seria concerteza diferente, cujos números (6-1) não revelam as dificuldades que o Hockey Club de Sintra encontrou durante os 40 minutos de jogo.
André Martins, o rapaz dos mísseis teleguiados
Só a 4 minutos do final da 1.ª parte é que o conjunto de Sintra chegou ao golo por intermédio de Luís Costa, uma vantagem parcial que se manteria até ao intervalo. Porém, a turma alentejana marcaria no reatamento por Eduardo Parreira, empatando a partida. Um golo bem merecido pela quantidade de oportunidades negadas por Hugo Garcia e que não teve neste caso a mínima chance de evitar a entrada da bola na sua baliza.
Com as mudanças entretanto operadas na equipa, o "Sintra" aumentou a velocidade de jogo, principalmente na transposição da defesa/ataque, com André Martins a evidenciar a sua grande capacidade de remate. Dois golos de (quase) do meio campo a passar o resultado para 3-1, conseguindo assim "dinamitar" a estrutura da equipa visitante. A 8 minutos do fim, o capitão Diogo Carrilho numa jogada individual, apontou o 4-1, Pedro Damião, o 5-1, aproveitando uma defesa incompleta do guardião André Camões, para André Martins fazer o seu "hat-trick" passando o resultado para 6-1.
Uma vitória que deixa tudo em aberto quanto à qualificação, embora as percentagens de favoritismo sejam mais favoráveis ao Grupo Desportivo de Sesimbra, já que teroricamente terá um jogo bem menos difícil que os sintrenses.
Quanto à arbitragem de Gonçalo Correia (Lisboa) um árbitro jovem demonstrou muitas potencialidades e teve quanto a nós uma prestação muito positiva. Seguro no capítulo disciplinar e no ajuízamento dos lances mais polémicos.
Em Monte Santos, as equipas apresentaram:
HC Sintra; Hugo Garcia, André Martins, Diogo Carrilho, Tiago Alves, e Luis Reis (cinco inicial); Pedro damião, Rui Nave, Luís Costa, Gonçalo Reis e Ricardo Paulino (g.r).
Treinador; João Baltazar.
FC Estremoz: André Camões, Eduardo Parreira, David Carapeta, Carlos Silva, Nuno Neves (cinco inicial); Gonçalo Velez, João Vieira, Filipe Caldeira, José Pereira e Nuno Ramalho (g.r.)
Treinador: Inácio Santos
(Foto: Sintra Desportivo/VS
DR