sexta-feira, 3 de abril de 2009

53.º Estoril Open de Portugal de Golfe- Portugueses com o melhor resultado de sempre no primeiro dia

Seis portugueses ficaram ontem em condições de serem apurados para a fase final do Open de Portugal de Golfe, ao terminarem o dia inaugural da prova entre os primeiros 65 competidores: Ricardo Santos fez 68 pancadas, três abaixo do PAR (acrónimo inglês para Resultado Médio dos Profissionais) do campo Oitavos Dunes (71), António Sobrinho e Filipe Lima 69, Nuno Campino 70, Tiago Cruz e Manuel Violas (o único amador entre os seis) 71.
De acordo com o presidente da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), Manuel Agrellos, nunca tantos portugueses terminaram o primeiro dia da prova, que conhece já a 53.ª edição, com tão boas perspectivas de disputarem o quadro final – sábado e domingo, reservado aos melhores 65 dos 150 golfistas em competição.
O inglês Ross McGowan averbou o melhor resultado deste primeiro de quatro dias do Estoril Open de Portugal de Golfe, com 64 pancadas, menos sete do que o PAR do campo. O vencedor da edição anterior, o francês Grégory Bourdy, registou 69 pancadas, resultado que explica com uma melhor performance na segunda volta da prova: “É verdade que não comecei bem e tive melhores puts nos últimos nove buracos. Senti-me bem e gostei do meu jogo”, disse o detentor do troféu, manifestando-se confiante para os próximos dias.
Filipe Lima radiante e Ricardo Santos entusiasmado
Entre os portugueses, cujos resultados tanto entusiasmaram o presidente da FPG, Filipe Lima era sem dúvida o mais exuberante, na medida em que recuperou nos últimos oito buracos de uma prestação que ameaçava ser ruinosa: tendo iniciado no buraco oito, chegou ao tee (local da primeira pancada em condições semelhantes para todos os jogadores) do buraco 18 com duas pancadas acima do PAR. Aí fez uma pancada abaixo do PAR (seriam quatro e fez três), iniciando uma recuperação que o levou a estar no ranking claramente abaixo dos vinte no primeiro dia: “Sempre fiz bons resultados com vento. Por isso, gosto deste campo. No ano em que joguei bem aqui também havia muito vento, por isso…”. A intensidade do vento acentuou-se ao longo do dia e as previsões apontam no mesmo sentido para sexta-feira e sábado. Boas notícias para Filipe Lima.
Ricardo Santos, o português mais bem classificado à partida para o segundo dia, não disfarçou o entusiasmo: “Joguei muito bem, cumpri o meu objectivo de jogar abaixo do PAR, não cometi erros. Foi brilhante, diverti-me imenso”, disse o algarvio de Vilamoura.
É neste clima nunca antes vivido, de seis portugueses entre os pré-finalistas, que se realiza esta sexta-feira a segunda ronda do Open de Portugal de Golfe. Prova que decorre até domingo, patrocinada pelo Turismo Estoril e pelo Turismo de Portugal, com prémios monetários de 1,25 milhões de euros.
(Fonte: Gabinete de Imprensa/LPM)
Foto: Phil Inglis