domingo, 6 de junho de 2010

Basquetebol- apurados os vencedores da edição Compal Air 2009/2010.

Ao longo do fim-de-semana cerca de 600 jovens provenientes de mais de 100 escolas de Norte a Sul do país, e ilhas, incluindo jovens com deficiência intelectual (atletas do Special Olympics – escolas de ensino especial), divididos por quatro escalões (infantis, iniciados, juvenis e juniores) disputaram no Parque das Nações, em Lisboa, o direito a uma medalha no Compail Air.
Os vencedores espelham a abrangência deste projecto e escolas de Faro, Lisboa, Aveiro, Santarém ou Leiria estão entre as vencedoras. No escalão Infantis Femininas a escola vencedora foi a Alberto Menezes de Lisboa, enquanto que os vencedores dos Infantis Masculinos se deslocaram de Setúbal, da Escola Mendonça Furtado para receberem a medalha.
Em relação aos Iniciados Femininos, a Escola Mem Ramires de Santarém está de parabéns assim como a Escola Dr. Jaime Magalhães de Aveiro, de onde são provenientes os vencedores dos Iniciados Masculinos. Num escalão etário mais elevado os vencedores dos Juvenis Femininos deslocaram-se de Ovar, da Escola Secundária José Fragateiro e os vencedores masculinos do mesmo escalão viajaram de Leiria do Instituto Educativo Juncal.
Dos mais velhos a disputarem este projecto, os vencedores dos Juniores Femininos pertencem ao Colégio Calvão enquanto que os vencedores dos Juniores Masculinos fazem parte da escola Tomás Cabreira de Faro.
No sábado (dia 5), durante a cerimónia de abertura foi ainda apresentada a nova imagem Compal Air. O novo logótipo e o novo ambiente de marca espelham o espírito épico, conquistador e irreverente deste projecto, contribuindo de forma decisiva para uma forte aproximação a um público mais jovem que encontra em Compal Air a solução para a sua necessidade de praticar desporto.
Compal Air, já considerado o maior projecto de desporto escolar, resulta da parceria entre a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Compal e conta com o apoio do Desporto Escolar. Aberto aos jovens dos 10 aos 17 anos de cerca de 900 escolas e 20.000 alunos, o Compal Air pretende promover a prática do desporto e fazer chegar a modalidade a todas as escolas do país.
Compal encontra neste projecto a resposta à sua preocupação em promover estilos de vida saudáveis junto dos jovens. O Compal Air vem fomentar a conjugação da prática regular do desporto com uma alimentação equilibrada, onde o consumo de fruta assume um papel de especial relevância.
Para além do campeonato entre escolas, o projecto Compal Air abrange ainda uma componente de ensino e aprendizagem da modalidade (3x3), que aposta na formação dos professores, especialmente ao nível da metodologia e meios de ensino do jogo.
Ticha Penicheiro, basquetebolista que integra o WNBA, e Moncho Lopez, seleccionador nacional de seniores masculinos de basquetebol, são os embaixadores deste projecto que pretende incentivar os jovens a aderirem à modalidade e mostrar-lhes a importância da prática de desporto.