sexta-feira, 4 de junho de 2010

Basquetebol- Lisboa reúne mais de 500 jovens na grande festa da Final Nacional do Compal Air

É já este fim de semana, dias 5 e 6, que decorrerá no Parque das Nações, em Lisboa, a grande Final Nacional projecto de basquetebol Compal Air. A iniciativa reúne as equipas de escolas de todo o país, que ao longo dos últimos seis meses venceram todas as etapas até à grande final.
Com início marcado pelas 10h30m, contará com a participação de cerca de 600 jovens praticantes de basquetebol, de mais de 100 escolas, incluindo jovens com deficiência intelectual (atletas do Special Olympics – escolas de ensino especial), que se dividem em quatro escalões (infantis, iniciados, juvenis e juniores).
Esta edição, a 5ª, será também palco da apresentação da nova imagem Compal Air. O novo logótipo e o novo ambiente de marca espelham o espírito épico, conquistador e irreverente deste projecto. Vêm contribuir de forma decisiva para uma forte aproximação a um público mais jovem que encontra em Compal Air a solução para a sua necessidade de praticar desporto.
Para além da competição, irá decorrer paralelamente uma animação para todos os que se quiserem juntar a esta grande festa do desporto: para os que não participam na Final Nacional mas partilham a paixão por este desporto, estarão disponíveis tabelas para todos poderem jogar e brindar ao basquetebol. Todos os participantes irão receber prémios Compal e Compal Air. Compal Air, já considerado o maior projecto de desporto escolar, resulta da parceria entre a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Compal e conta com o apoio do Desporto Escolar. Aberto aos jovens dos 10 aos 17 anos de cerca de 900 escolas e 20.000 alunos, o Compal Air pretende promover a prática do desporto e fazer chegar a modalidade a todas as escolas do país.
TICHA PENICHEIRO E MONCHO LOPEZ PRESENTES
A Compal encontra neste projecto a resposta à sua preocupação em promover estilos de vida saudáveis junto dos jovens. O Compal Air vem fomentar a conjugação da prática regular do desporto com uma alimentação equilibrada, onde o consumo de fruta assume um papel de especial relevância.
Para além do campeonato entre escolas, o projecto Compal Air abrange ainda uma componente de ensino e aprendizagem da modalidade (3x3), que aposta na formação dos professores, especialmente ao nível da metodologia e meios de ensino do jogo.
Ticha Penicheiro, basquetebolista que integra o WNBA, e Moncho Lopez, seleccionador nacional de seniores masculinos de basquetebol, são os embaixadores deste projecto que pretende incentivar os jovens a aderirem à modalidade e mostrar-lhes a importância da prática de desporto.